Facasc e Arquidiocese de Florianópolis promovem formação sobre o Sínodo 2023

>
>
Facasc e Arquidiocese de Florianópolis promovem formação sobre o Sínodo 2023

Em 2023 será realizada a 16ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. O Papa Francisco abre, nos dias 9 e 10 de outubro, em Roma, a primeira fase do processo de escuta do povo de Deus nas dioceses do mundo inteiro.

A Arquidiocese de Florianópolis viverá com intensidade a abertura do Sínodo, com noites de formação online, tríduo celebrativo nas paróquias e a missa de abertura presidida pelo Arcebispo Metropolitano, na Catedral.

No dias 6, 7 e 8 de outubro, a Coordenação de Pastoral, junto com a FACASC, preparou três noites de formação em preparação para a abertura do Sínodo 2023. O evento será online, transmitido pelo Facebook e pelo Youtube oficiais da Arquidiocese, sempre a partir das 20h. Os temas para cada noite serão, respectivamente, “Sinodalidade e Comunhão”, “Sinodalidade e Participação” e “Sinodalidade e Missão”.

Confira a programação:
6 de outubro – 20h | Tema: “Sinodalidade e Comunhão”
Mediador: Pe. Rafael Aléx Lima da Silva
Assessor: Felipe Koller

7 de outubro -20h | Tema: “Sinodalidade e Participação” 
Mediador: Pe. Pedro Paulo das Neves
Assessora: Célia Soares de Souza

8 de outubro – 20h | Tema: “Sinodalidade e Missão”
Mediadora: Silvia Togneri
Assessor: Pe. Ademir Eing

As paróquias estão convidadas a vivenciar com intensidade a abertura do Sínodo com um tríduo celebrativo nas comunidades, de 13 a 15 de outubro. No site da Arquidiocese, já estão disponíveis três roteiros para as celebrações, com sugestões de comentário, texto para a liturgia, oração dos fiéis e a oração do Sínodo.

Finalmente, no dia 17 de outubro, domingo, haverá a celebração na Catedral Metropolitana, às 15h, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Wilson Tadeu Jönck, para marcar a abertura da fase diocesana.  A missa contará com a participação dos Vigários Forâneos e um representante de cada paróquia.

Saiba mais sobre o Sínodo 2023 na Arquidiocese de Florianópolis: https://bit.ly/2YmdD4B.

SinodalidadeSínodo 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA