Esporte, fé e superação

>
>
Esporte, fé e superação

Todo mundo sabe que a prática de exercícios físicos é muito positiva e recomendada para pessoas de diferentes idades. Mesmo a caminhada, que é uma atividade mais leve, traz melhorias na saúde e estética da pessoa.

Os exercícios físicos podem ser mais divertidos do que se imagina. Exercitar-se ouvindo música ou acompanhado de um amigo pode ser mais agradável. Mas, você já pensou em rezar durante a prática esportiva? É exatamente isso que você leu! A Revista de Verão 2019 quer mostrar que oração e esporte têm tudo a ver!

 

Anselmo Alves

Anselmo Alves | 40 anos | Advogado | atleta paraolímpico de natação

Qual é sua relação com Deus nos exercícios?

Procuro sempre me manter em conexão com Deus. Essa proximidade com o nosso criador me traz serenidade para as minhas atividades esportivas e para o meu dia a dia. Posso sentir a presença de Deus nos pequenos detalhes da minha vida e o quanto é bela a minha existência. Agradeço a Deus pela minha existência e de minha família.

 

 

 

 

 

 

 

Myrian Paulo Hermes

Myrian Paulo Hermes | 46 anos | Psicóloga |    

Durante sua prática de exercícios, você reza?

Rezo! Não sei dizer um porquê. É algo que vem e toma conta. Penso, também, que tem a ver com a prática de exercício que faço, que é a corrida na Beira Mar, um lugar privilegiado, lindo, que por si só é um convite à oração. Decidi começar uma prática de exercício físico em outubro de 2015, com suporte médico e um preparador físico, pois estava muito enfraquecida. E de lá para cá experimento uma mudança na vida: um bem estar! Dou graças a Deus por essa decisão e por estar persistindo na corrida, inclusive superando obstáculos:  já fiz duas maratonas de dez quilômetros! Não sou atleta, não sou veloz, mas tenho adquirido uma resistência física que melhorou em muito meu dia a dia. Em 2016 sofri uma grande perda e a corrida também me ajudou e me ajuda incrivelmente a superar. Durante a corrida rezo quase o tempo todo. Rezo o terço e converso com o céu. Já tentei correr ouvindo música, mas me atrapalha, não consigo. Então é isso, medito, reflito e organizo a minha vida. Tornou-se um momento meu, de contato comigo mesma, com Deus e com a natureza. Além do visual da Beira Mar (de um lado os carros passando, os prédios construídos pelas mãos dos homens, e do outro, o mar e a natureza), experimento na pele o sol quente, a brisa no rosto, outras vezes o vento forte e até a chuva. Verão e inverno.

Você sente a presença de Deus enquanto corre?

Lembro de certa ocasião em que eu estava mais cansada, fiquei pensando em encurtar a corrida e voltar. Pedi aos anjos que me ajudassem e fui adiante. Para minha surpresa fui presenteada com um canteiro cheio de pequenas flores amarelas, parecia um tapete. Sou apaixonada por flores amarelas, então foi muito precioso ver aquela paisagem, um presente de Deus, e o cansaço se foi. A cada corrida tenho uma experiência nova e a consciência do benefício físico, mental e espiritual que ela dá. É concreto. Não tinha ideia dessa riqueza antes de começar. Um passo de cada vez, assim mesmo, um passo de cada vez… e completo essa pequena corrida. Agradeço a Deus, volto para casa, tomo um banho, me arrumo e vou trabalhar. O que sinto? Uma alegria e paz!

 

Renato da Silva Sardá

Renato da Silva Sardá | 36 anos | Empresário |                                                                                              

Como você contempla Deus enquanto corre?

Pratico corrida, principalmente em praias e trilhas. E como estou em contato com a natureza, é muito tranquilo perceber a beleza de Deus na criação, nas paisagens, nas praias, nas trilhas. Algumas vezes corremos cedo, podendo ver o nascer do sol, e isso me leva a rezar. Agradeço sempre a Deus por me dar saúde, amigos que compartilham desse esporte, pela oportuni- dade de contemplar suas maravilhas em minha vida e de minha família. O esporte no meio da natureza nos faz um bem incrível, respirando Deus, vendo-o em todas as coisas.

 

AtletaEsporteExercício físicofé e superaçãoParaolímpico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA