Dom Wilson participa da reinauguração da Casa do Vigário

>
>
Dom Wilson participa da reinauguração da Casa do Vigário

Na última quarta-feira, 15 de julho, aconteceu a reinauguração da Casa do Vigário, construção histórica no bairro Lagoa da Conceição, as obras duraram cerca 9 meses para serem concluídas. A edificação histórica pertence a Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Lagoa, em Florianópolis, desde o início do século XVIII. O Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ, esteve presente na cerimônia para dar uma bênção solene no local. Também estiveram presentes o Pe. Celso Antunes Duarte, Pároco Reitor Santuário Nossa Senhora Imaculada Conceição da Lagoa, Gean Loureiro, Prefeito de Florianópolis e Esperidião Amim, Senador de Santa Catarina. A cerimônia de reinauguração não foi aberta ao público em geral e obedeceu todas as recomendações de prevenção ao Covid-19.

Inicialmente a Casa do Vigário era utilizada pelos padres que atendiam a região no início do século XVIII. Os sacerdotes vinham à cavalo do centro da cidade e passavam ali alguns dias para celebração da missa e também outros atendimentos a comunidade. Posteriormente percebeu-se a necessidade da construção de uma igreja no local e então começaram as obras da capela que atualmente é a Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Lagoa. A estrutura da Casa do Vigário passou então a ser utilizada pela comunidade para outras atividades pastorais, como encontro de catequese, etc.

Antes e depois da Casa do Vigário

A reinauguração da Casa do Vigário foi muito esperada pelos paroquianos conta Pe. Celso, pois a edificação é a mais antiga da Ilha de Florianópolis e conta uma parte importante da história de fé da região. “Nossa comunidade está muito contente com está reinauguração. Foi uma luta muito árdua para chegar até onde chegamos. Muitos colaboraram para que atingíssemos este objetivo. Com as bênçãos de Deus e a proteção de Nossa Senhora da Imaculada Conceição conseguimos recuperar esse local para ser um centro de irradiação da cultura e da história deste povo de muita fé”, completa Pe. Celso.

Por conta da pandemia, a Casa do Vigário não está aberta para visitações, porém Pe. Celso afirma que há planos para que a partir de 2021 a construção possa receber turistas e fiéis. Em parceria com a prefeitura da cidade no local serão disponibilizados materiais para que os visitantes possam conhecer a história da região e também da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Lagoa.

Fotos: Prefeitura de Florianópolis

Confira o depoimento da paroquiana Sônia Silveira Martins:

Casa do VigárioParóquia Nossa Senhora da Imaculada ConceiçãoPe. Celso Antunes DuarteSantuário da Lagoa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA