Dia do músico: Legado do Pe. Ney Brasil

>
>
Dia do músico: Legado do Pe. Ney Brasil

No Dia do Músico, que tal relembrar um dos maiores nomes da música ritual litúrgica do Brasil: o presbítero da Arquidiocese de Florianópolis, Pe. Ney Brasil!

Pe. Ney Brasil Pereira nasceu em 1930, em São Francisco do Sul, e faleceu dia 4 de janeiro de 2017, em Florianópolis. É considerado um dos maiores compositores e estudiosos de música ritual litúrgica do Brasil.

Foi, por 60 anos, padre na Arquidiocese de Florianópolis, assim como regente, arranjador e professor da Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC). Tornou-se mestre em Ciências Bíblicas pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma e, durante mais de 15 anos, foi membro da Pontifícia Comissão Bíblica, do Vaticano.

Foto: ALESC

Realizou estudos de música nos Estados Unidos, na Universidade de Duquesne, em Pittsburgh (1962-1963). Por 43 anos, foi regente do Coral Santa Cecília, da Catedral de Florianópolis. Integrou a Equipe de Reflexão de Música Litúrgica da CNBB.

Até o fim de sua vida, Pe. Ney auxiliava de diversas formas a música litúrgica: concedia entrevistas; fazia arranjos; tinha suas composições utilizadas em ensaios; atuava como regente; escrevia resenhas para revistas. Colaborou na tradução da bíblia da CNBB. Suas resenhas sobre música e outros assuntos foram publicadas em diversas revistas nacionais, sobretudo na revista Encontros Teológicos, da Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC).

Notícia publicada na edição de novembro de 2019 do Jornal da Arquidiocese, página 7.

Jornal da ArquidioceseMúsica ritual litúrgicaPe. Ney Brasil Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA