Conhecendo as cartas de São Paulo: Carta aos Hebreus – Cristo, superior aos anjos

>
>
Conhecendo as cartas de São Paulo: Carta aos Hebreus – Cristo, superior aos anjos

Na introdução da Carta aos Hebreus (1,1-4), apresenta-se, de forma sintética, o conteúdo fundamental da epístola: a eminente dignidade de Cristo, Filho de Deus, sobre toda criatura, cuja obra salvadora é única e definitiva. Ele é a irradiação da glória do Pai e expressão da sua substância pois, sendo Filho, é a revelação mais perfeita de Deus.

Na primeira meditação (1,5–14), Jesus é apresentado como superior aos anjos. Alguns judeus atribuiam a esses seres espirituais uma função mediadora da Lei, um certo papel salvador e até ações sacerdotais. Jesus, porém, sendo Filho de Deus-Pai, o Messias e Rei eterno, é tão superior que os próprios anjos lhe prestam reverência. Jesus Cristo, participante do domínio absoluto de Deus, implanta seu Reino progressivamente até o último inimigo ser subjugado, e os anjos servem permanentemente àqueles que devem herdar a salvação.

Se ignorar a Lei, trazida pelos anjos, já incorria em graves males, quanto mais ignorar a revelação trazida por tão sublime Salvador. Em razão disso, a carta faz uma parêntese parenética (2,1-4), advertindo para não ignorar a revelação do Senhor.

A retomada da reflexão da superioridade de Cristo (2,5-18) esbarra num porém: a sua humanidade e a sua morte. A natureza humana, “um pouco” inferior à dos anjos, todavia está coroada de glória em razão do seu domínio sobre a natureza (alusão ao Sl 8). Cristo ainda mais, pois se lhe estão submetidos o mundo futuro e os bens messiânicos. A paixão, na verdade, era uma condição obrigatória do seu “ser Pontífice”, isto é, ponte entre o divino e o humano, entre o santo e o pecador. Cristo, o Santo Filho de Deus, veio ao encontro da sorte desditosa da humanidade pecadora e experimentou a morte em favor de todos os homens. Na sua condição humana, pôde assumir o castigo da humanidade através de sua paixão e, na sua condição divina, cancelou esse castigo e re-estabeleceu a comunhão com Deus. A salvação de Cristo, então, é única e irrepetível, pois somente ele pode ser a Ponte entre o humano e divino. Ele é “o caminho”.

Por Pe. Gilson Meurer

Artigo publicado na edição de dezembro de 2020 do Jornal da Arquidiocese, página 8.

Carta aos HebreusConhecendo as cartas de São PauloPor Pe. Gilson Meurer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA