Bombinhas celebra 91ª edição da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

>
>
Bombinhas celebra 91ª edição da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes
Foto: Márcia Cristina Ferreira

A comunidade homônima no Centro de Bombinhas celebrou no último domingo, 2 de fevereiro, a 91ª edição da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes. O festejo contou com a presença da comunidade paroquial, pescadores e visitantes. Nesse ano também integraram a comemoração 80 casais de festeiros, entre eles o prefeito Paulo Henrique Dalago Müller e a deputada estadual Ana Paula da Silva.

Durante sua homilia Pe. Silvano Oliveira, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, destacou a importância da tradição e agradeceu os fundadores da comunidade que deram início a festa. O sacerdote também chamou a atenção da comunidade para o vitral que retrata Nossa Senhora dos Navegantes recém-colocado na janela frontal da igreja, como forma de homenagear a padroeira.

Em seguida, a comunidade participou do almoço no salão de festas, rezou o terço e logo após partiu para a procissão por terra e mar, que este ano contou com 16 embarcações, muitas delas pesqueiras. Nossa Senhora dos Navegantes foi conduzida pelo barco de corvina Gabriel Pinheiro II, do pescador Valério Setembrino de Oliveira, que pela primeira levou a santa e a comitiva litúrgica. Emocionado Valério e os familiares não escondiam a gratidão pela honraria. “Poder conduzir Nossa Senhora dos Navegantes no meu barco, junto a minha família e amigos, é algo que jamais esquecerei. Somos muito devotos da nossa padroeira. Meu filho, que nomeia minha embarcação, é festeiro das comemorações a Ela desde os dois aninhos, ou seja, há pelo menos 18 anos. A emoção que vivenciamos juntos nesse domingo marca nossa trajetória de fé e tradição, porque com certeza irei passa-la aos meus netos que um dia estarão aqui com a gente, se Deus quiser”, comenta o pescador.

Informações: Márcia Cristina Ferreira
Coordenadora da Pastoral da Comunicação
Paróquia de Nossa Sra. da Imaculada Conceição/Bombinhas

BombinhasNossa Senhora dos NavegantesParóquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA