Assessores da Infância e Adolescência Missionária participam de aprofundamento

>
>
Assessores da Infância e Adolescência Missionária participam de aprofundamento

No dia 4 de setembro, na Paróquia São Sebastião, em Tijucas, aconteceu o Aprofundamento para os Assessores da Infância e Adolescência Missionária da Arquidiocese de Florianópolis. Este encontro acontece anualmente como parte do processo formativo para todos os assessores, aqueles que estão iniciando e os que já estão na caminhada.

O aprofundamento é um encontro de fazer memória do caminho da IAM, um dia formativo e de partilha, o primeiro tema foi os Fundamentos da Missão no contexto do tema do mês missionário de 2022, com seguimento na metodologia das quatro áreas integradas, que é a base dos quatro encontros de cada mês da IAM.

Os participantes foram divididos em quatro grupos de trabalho e prepararam a apresentação dos quatro passos da metodologia com o tema missionário que deve ser tema de encontro da IAM para o mês de outubro. “A Igreja é missão”, e o lema: “Sereis minhas testemunhas”. Os assessores abordaram que:

  • É no primeiro encontro que é trabalhado a realidade missionária, (o ver), neste primeiro encontro as crianças trazem o que pesquisaram em cada continente sobre o sobre o tema do mês. 
  • No segundo encontro é a espiritualidade missionária, (o julgar) neste segundo encontro a ênfase está na Palavra de Deus, momento de ouvir o que a Bíblia diz sobre o tema. 
  • No terceiro encontro é realizado o compromisso missionário, (o agir) é neste encontro que o grupo assume realizar uma ação concreta diante daquilo que se colheu de informações da realidade dos cinco continentes e o que diz a Palavra de Deus sobre o tema. 
  • No quarto encontro se realiza a vida de grupo (o celebrar), neste quarto encontro é o momento de partilha e alegria, e neste dia dentro da realidade de cada grupo, pode-se realizar uma visita missionária na casa de alguma criança, idoso etc. 

Os assessores da Paróquia São Vicente de Itajaí avaliaram este dia de Aprofundamento:

Segundo o Diac. Evaldo, um dos assessores do encontro, este é um “trabalho muito importante para a Igreja e a caminhada do dia a dia, muito válido para reavivar a palavra e o entusiasmo da caminhada. Muito bom para que esta missionariedade não pare, pelo bem da Igreja. Deus abençoe toda a equipe de coordenação da IAM pelo seu trabalho.”

“Eu também gostei bastante, tirei todas as dúvidas que eu tinha, foi bom pra mim porque eu tinha algumas dúvidas de algumas coisas e esclareceu bastante, foi muito bom”, afirmou outro assessor, João Manoel.

Para Leovan, que também foi assessor, “este trabalho veio somar, na verdade este encontro de bastante partilha, o material trabalhado a vivencia a realidade dos encontros, o que é de fato acontece nos encontros, é um ponto de partida também para a gente refletir sobre nossas práticas, nossos grupos nas nossas comunidades nas nossas paróquias, eu acredito que todo mundo que participou, vão sair daqui diferente, a forma de pensar os encontros da Infância Missionária, gratidão a toda a equipe de coordenação, saímos muito lisonjeados deste encontro de hoje, é sinal que a Infância está avançando, e como é de fato a caminhada da IAM dentro da nossa arquidiocese, as pessoas estão mudando a mentalidade de como é de fato a caminhada missionária dentro da IAM na nossa arquidiocese”.

Para a assessora Maria Aparecida, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Itapema, o “aprofundamento foi um momento de reencontro e fortalecimento. O aprofundamento é sempre um momento de rever a caminhada da IAM.” 

A coordenadora arquidiocesana da IAM, Patricia Dadam, avaliou o dia como um momento frutuoso e de fortalecimento entre os novos assessores e aqueles que já tem uma caminhada na IAM.

Por Zenir Gelesleichter
Secretaria de Animação Missionária 
Arquidiocese de Florianópolis

Infância e Adolescência Missionária (IAM)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA