As celebrações que marcaram o dia da Padroeira do Estado

>
>
As celebrações que marcaram o dia da Padroeira do Estado

Domingo, 25 de novembro de 2018. Esta data ficará marcada para sempre na história do povo catarinense. Neste dia das festividades da Padroeira do Estado, Santa Catarina, da Solenidade de Cristo Rei, e do encerramento do Ano Nacional do Laicato, o Arcebispo recebeu o pedido de abertura do processo de beatificação de Marcelo Câmara, o Marcelinho. A data na Arquidiocese ainda foi marcada pelo encerramento da Jornada Vocacional e Missionária (JOVEM).

A programação teve início na tarde deste dia 25, na Capela do Colégio Catarinense, centro de Florianópolis, com a acolhida do barco e do ícone da Jornada Vocacional, seguida do terço vocacional encenado e da pregação com o reitor do Seminário Teológico Convívio Emaús, Pe. Vânio da Silva.

“A festa de Cristo Rei é maravilhosa, pois fala da força de Deus. Ser sal e luz. Hoje, no encerramento do Ano Nacional do Laicato, tenham a certeza de que vós sois a luz do mundo. Nesse ‘nós’, nesse junto é que somos luz. Juntos somos a luz do Evangelho. Sal é o que dá sabor e, portanto, sabedoria”, afirmou Pe. Vânio.

Logo após a pregação, o Arcebispo, os padres, seminaristas e todos os leigos presentes, acompanhados da banda “Amor e Arte”, foram em procissão com a imagem de Santa Catarina de Alexandria, pelas ruas centrais da capital, até o Largo São João Paulo II, onde ocorreu a Missa festiva.

Centenas de outros fiéis já se encontravam nas escadarias da Catedral, à espera da Padroeira. “Jesus se declara rei e veio ao mundo para instaurar um reino diferente.  Um reino onde o rei olha pelas pessoas. Ao invés de matar e guerrear, Ele morre para salvar. Neste reino é instaurado o amor, o perdão, a verdade, e Cristo é a verdade. E Santa Catarina irradiou e proclamou esta verdade, com seu testemunho de vida e com suas palavras. Ela ofereceu a vida livremente, por isso ela é um exemplo e intercede por nós hoje”, disse Dom Wilson Tadeu Jönck.

O Arcebispo prosseguiu a homilia ao comentar sobre outro exemplo de um leigo que encontrou essa mesma mensagem, “foi nosso jovem Marcelo Câmara, nascido na ilha de Santa Catarina. Um dia ele também descobriu este Cristo do Evangelho e o testemunho na universidade, em todo ambiente da Justiça, com alegria entre os jovens da Arquidiocese. Na vida de um santo, o que importa é que ele manifeste a presença e a ação de Deus”.

Após a Sagrada Comunhão, o vigário geral, Pe. Vitor Galdino Feller, e Maria Zoê Bellani Lyra Espindola, foram até o altar para entregar ao Arcebispo o libelo de súplica (supplex libellus), o pedido de abertura do processo de beatificação do jovem Marcelo Henrique Câmara.

O requerimento foi oferecido pela Associação Marcelo Henrique Câmara, constituída com a finalidade de propagar o chamado à santidade no mundo atual, a partir do testemunho deste jovem.

Padre Vitor, também Conselheiro Espiritual da Associação e do Movimento de Emaús, assina o libelo como Postulador da causa. O sacerdote contará com o auxílio de Maria Zoê, autora da biografia publicada do Marcelinho, para atuar como Vice-Postuladora da causa.

Imagens neste link

“Verifique a possibilidade de abrir um processo de beatificação e canonização do Marcelinho, no âmbito de nossa Arquidiocese. Marcelo foi do Movimento de Emaús e teve uma experiência profunda de Deus, engajando-se na evangelização da juventude. Ao nosso pedido anexamos a sua biografia, cópias de seus inscritos, transcrições de suas palestras, comprovantes de graças alcançadas e nomes de testemunhas que poderão ser ouvidas, para comprovação de suas virtudes. Aproveitamos para pedir aos irmãos e irmãs, que se conseguirem graças pela intercessão de Marcelinho, que nos comuniquem. Dom Wilson, contamos com seu apoio e sua bênção apostólica”, declarou o Postulador.

Mais imagens clique aqui.

“Quero dizer, Pe. Vitor e Maria Zoê, que recebo como um grande presente deste Ano do Laicato. E é com muita alegria que como bispo acolho este pedido e convido a todos para rezarmos para que, de fato, em breve possamos ter o nosso santo nascido aqui na nossa ilha e intercedendo pelas nossas necessidades. Isso nós temos certeza que ele já o faz”, finalizou o Arcebispo.

É o primeiro, significativo passo, de um longo e criterioso processo, que depende da comprovação de um milagre.

Padre Vitor e Maria Zoê

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Taiana Souza Alves e Tiago Vicente Santana (Catedral Florianópolis)

 

 

 

Ano Nacional do LaicatoArcebispo Dom Wilson JönckFesta de Santa Catarina de Alexandrialibelo de súplica (supplex libellus)Marcelo Câmarapadroeira do estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA