Artigo: Sinodalidade e educação, por Pe. Vitor Galdino Feller

>
>
Artigo: Sinodalidade e educação, por Pe. Vitor Galdino Feller

Todo ano, no Tempo da Quaresma, a Igreja no Brasil realiza a Campanha da Fraternidade, com um tema específico que nos ajuda a entrar ainda mais na caminhada de conversão e santidade. Neste ano, a Palavra de Deus, exaltando a mulher de valor, nos pede para falar com sabedoria e ensinar com amor (Pr 31,26). Como a mulher do livro dos Provérbios, a Igreja é chamada a empenhar-se pela educação, de modo que na caminhada da vida, todos juntos, sejamos cada vez mais educados nos valores do Evangelho.

Educação em comunhão

Os avanços da pedagogia, em consonância com o progresso da exegese bíblica e da teologia, ensinam que não se pode mais tratar da educação como uma via de mão única, em que uns só ensinam e outros só aprendem. O Papa Francisco insiste no encontro entre as duas pontas da vida humana. É preciso respeitar e escutar os idosos, sua experiência de vida, seus sofrimentos e realizações. É preciso ouvir as novas gerações, em seus sonhos e disposições, em sua generosidade para as mudanças necessárias. É preciso escutar-nos uns aos outros. Educação se faz na comunhão das gerações, das vocações, das profissões. Todos têm algo a ensinar e a aprender.

Educação na caminhada

Ninguém nasce pronto. Ninguém pode dizer que já chegou a seu estágio de perfeição plena. É na caminhada da vida, em meio a conflitos e tensões, avanços e recuos, que o ser humano vai se educando, isto é, vai tirando de dentro de si e vai conduzindo para fora os seus dons e carismas. É uma caminhada que dura a vida inteira. Caminhando se faz caminho. Do vagido do bebê até o último suspiro do moribundo, tudo é motivo de aprendizagem e enriquecimento de nosso caráter. Uma educação sem fim, até chegar à plenitude do céu.

Educação e Quaresma

O povo de Israel no deserto, em comunhão e em caminhada, fez um processo educacional marcado por jejuns, orações, penitências, sacrifícios e renúncias, até chegar à entrada na terra prometida. Hoje, na Quaresma de nossa existência, habitados pela presença do Ressuscitado, como membros da Igreja, povo santo de Deus, somos chamados a deixar-nos educar pela Palavra, pelos ensinamentos evangélicos, pela correção dos nossos vícios, pela disposição à conversão, pela prática da fraternidade. Até chegarmos à maturidade de Cristo.

Pe. Vitor Galdino Feller

Leia mais artigos do Pe. Vitor Galdino Feller.

Pastoral da EducaçãoSinodalidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA