Artigo: Quaresma e sinodalidade, por Pe. Vitor Galdino Feller

>
>
Artigo: Quaresma e sinodalidade, por Pe. Vitor Galdino Feller

A Quaresma é o tempo litúrgico que nos coloca em comunhão e em caminhada, portanto em sínodo (caminho conjunto), rumo à celebração da Páscoa. As leituras bíblicas nos relembram o caminho do povo de Deus rumo à terra prometida, nos remetem a Jesus, que nos evangelhos está sempre junto com os discípulos no caminho para a cruz e a ressurreição.

Caminhada penitencial
A caminhada quaresmal tem um forte teor penitencial. No Brasil, conforme o tema da Campanha da Fraternidade de cada ano, há um apelo para que descubramos caminhos de conversão, por meio do jejum, da oração e da caridade, semeando palavras e atitudes transformadoras, a fim de que, em todas as dimensões – pessoal, pública e política, religiosa e cultural – possamos sentir a força do Evangelho que liberta e salva. Essa caminhada penitencial não é feita individualmente e tocando só a intimidade dos corações. É feita sinodalmente, isto é, em comunhão com os irmãos de fé e, mesmo, com pessoas de outras igrejas e religiões, de movimentos sociais e organizações civis que estão empenhados, conscientes ou não, na edificação do Reino de Deus.

Na escuta do povo
Na Igreja sinodal ninguém caminha sozinho, ninguém se salva sozinho. A Constituição Dogmática Lumen Gentium (n. 9) nos ensina que “aprouve a Deus salvar e santificar os seres humanos, não individualmente, … mas constituindo-os em um povo que o conhecesse na verdade e o servisse santamente”. Somos “raça escolhida, sacerdócio real, nação santa, povo conquistado… que outrora não era povo, mas agora é povo de Deus” (1 Pd. 2, 9-10). O papa Francisco pede que o sínodo seja um grande processo de escuta: “escuta de Deus até ouvir com ele o grito do povo; escuta do povo, até respirar nele a vontade a que Deus nos chama”.

No rumo da Páscoa
Nossa caminhada quaresmal não pode ser marcada pela tristeza, pela acídia, pelo desânimo. Temos como meta a celebração da Páscoa anual, iluminados pela luz da Páscoa definitiva. A Constituição Pastoral Gaudium et Spes (n. 39) nos adverte: “A expectativa da nova terra (na eternidade) não deve enfraquecer, mas antes ativar a solicitude em ordem a desenvolver esta terra, onde cresce o corpo da nova família humana, que já consegue apresentar uma certa prefiguração do mundo futuro”. O desejo do céu não nos tira da terra; ao contrário, nos faz trabalhar para que já agora semeemos sinais do céu.

Pe. Vitor Galdino Feller

Leia mais artigos do Pe. Vitor Galdino Feller.

Pe. Vitor Galdino FellerQuaresmaSinodalidadeSínodo 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA