Ano Inaciano: ver novas todas as coisas em Cristo

>
>
Ano Inaciano: ver novas todas as coisas em Cristo

Cavaleiro, santo, escritor, amigo, diplomata, mestre, sacerdote e, sobretudo, um peregrino. Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus (Ordem dos Jesuítas), nasceu na Espanha em 1491 e morreu em Roma em 31 de julho de 1556. Em 1521, quando defendia a cidade de Pamplona, caiu gravemente ferido por uma bala de canhão e, durante a sua recuperação, motivado por algumas leituras que inicialmente não lhe faziam gosto, acabou tendo a sua vida mudada radicalmente. Essas leituras foram a porta de entrada para a sua conversão. A partir desse acontecimento, o jovem Inácio trilhará um caminho de descoberta da vida interior e da pessoa de Jesus Cristo.

Este homem de personalidade forte conseguiu, através de suas ações e palavras, atrair como um ímã as pessoas para Cristo e para a sua Companhia. Inácio foi canonizado em 1622, juntamente com Santa Teresa de Ávila, e os santos Francisco Xavier e Felipe Néri. Passados 500 anos da conversão de seu fundador e 400 anos de sua canonização, a Ordem dos Jesuítas celebra o seu Ano Inaciano, que é uma grande oportunidade para conhecermos o legado de Santo Inácio e trilharmos também nós um caminho de fé e conversão. A Santa Sé, por ocasião deste ano jubilar, concederá indulgência plenária aos fiéis que visitarem as igrejas da Companhia de Jesus durante todo o Ano Inaciano (20 de maio de 2021 a 31 de julho de 2022). É um convite aos cristãos para darem um passo particular que expresse o desejo de avançar em sua peregrinação espiritual.

>>> Clique aqui e confira a programação da Semana Inaciana 2021 em Florianópolis.

Mais recentemente, os papas São João Paulo II, Bento XVI e o também jesuíta, Papa Francisco, reconheceram e confirmaram a missão da Companhia de Jesus mundo afora. Ao final, quem sabe, poderemos repetir as palavras do Padre Antônio Vieira em seu sermão de Santo Inácio, em 1669: “admirável é Deus em seus santos, mas em Santo Inácio Deus é singularmente admirável”.

No dia 20 de maio de 2021, quando há 500 anos Inácio de Loyola caía ferido por uma bala de canhão enquanto defendia a cidade de Pamplona, a Companhia de Jesus e toda a família inaciana espalhada pelo mundo iniciaram a celebração do Ano Inaciano 2021-2022, com o tema “Ver todas as coisas novas em Cristo”. Esse tema traduz bem a experiência de Deus que Inácio teve, a partir da qual ele conseguiu uma profunda união com Cristo, o que lhe possibilitou ver como novas todas as coisas. Como nos convoca o Padre Arturo Sosa, Superior Geral dos Jesuítas, esta “é uma ocasião para pedirmos a graça de sermos renovados pelo Senhor, desejando descobrir em nós um novo entusiasmo interior e apostólico, uma vida nova e novos caminhos para seguir o Senhor”.

Passados pouco mais de 200 anos após a sua aprovação, a Companhia de Jesus viveria um dos momentos mais delicados de sua história. O Papa Clemente XIV, movido sobretudo por questões políticas, publicou o breve Dominus ac Redemptor, em 1773, suprimindo a Companhia de Jesus na Europa e em seus domínios. A Companhia, então, se refugiou na Rússia da czarina Catarina, que se recusara a publicar em seus territórios o breve papal. O espírito inaciano se manteve apesar dos mais de dois séculos de atividades e vigor apostólicos interrompidos. A restauração da ordem aconteceria apenas em 1814, através da bula Sollicitudo omnium ecclesiarum do Papa Pio VII.

Frater Carlos Cesar Barbosa, SJ

Ano InacianoColégio CatarinenseCompanhia de JesusSanto Inácio de Loyola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA