Ação Social Arquidiocesana realiza entrega do Prêmio Dom Afonso Niehues 2015

>
>
Ação Social Arquidiocesana realiza entrega do Prêmio Dom Afonso Niehues 2015

DSC_3016Na noite de quarta-feira, 24 de novembro, a Arquidiocese de Florianópolis fez a entrega do Prêmio de Iniciativa Solidária Dom Afonso Niehues, no auditório da Catedral Metropolitana.

A mesa das autoridades foi composta pelo Arcebispo, Dom Wilson Tadeu Jönck; pelo Vigário Geral da Arquidiocese, Pe. Vitor Galdino Feller; Pároco da Catedral, Pe. David Antônio Coelho; Ecônomo da Arquidiocese, Pe. Leandro José Rech; Presidente da Ação Social Arquidiocesana – ASA, Diácono Djalma Lemes e da Coordenação Arquidiocesana de Pastoral, Leda Cassol Vendrúscolo.

O professor Carlos Martendal esteve na apresentação do evento, organizado pela ASA. “Dom Afonso foi um grande homem, sábio e humilde pastor. Sempre demonstrou grande sensibilidade com os excluídos de nossa sociedade, buscando dar-lhes dignidade”, citou o professor Martendal.

Nas palavras de abertura, Dom Wilson afirmou que “a ASA é o sonho de Dom Afonso Niehues. A grande obra dos trabalhos sociais são os voluntários”.

Carlos Martendal apresentou a segunda edição do evento.
Carlos Martendal apresentou a segunda edição do evento.

O Prêmio de Iniciativa Solidária, busca incentivar, valorizar e dar visibilidade às iniciativas realizadas por entidades sociais, ações sociais paroquiais, movimentos eclesiais, pastorais sociais e pessoas que contribuem para a cultura da solidariedade e da paz.

Esta segunda edição contou com uma novidade. Foram homenageadas seis pessoas engajadas nas causas sociais que contribuem na promoção da paz, nas diferentes categorias: presbítero, religioso/a, diácono, leigo/a, servidor/a público /a e empresário/a.

Os homenageados:

– Pe. Vilson Groh: Presbítero da Arquidiocese de Florianópolis, residente no maciço do Morro da Cruz há mais de três décadas. Desenvolve trabalhos que contribuem para a inclusão social de milhares de crianças, adolescentes, jovens e adultos da região da Grande Florianópolis.

– Pe. Joaquim Roque Filippin: Religioso Escalabriniano; vigário paroquial da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, na Prainha. Coordena os trabalhos da Pastoral do Migrante na Arquidiocese, acolhe e orienta estrangeiros e refugiados que necessitam de apoio. 

Padre David e o Diácono de Itajaí, Juarez Blanger
Padre David e o Diácono de Itajaí, Juarez Blanger

– Diácono Juarez Carlos Blanger: Presidente da Associação Maria Mãe de Jesus, de Itajaí, que trabalha diretamente com a população de rua do município, atendendo as necessidades básicas para garantir uma vida digna. Atualmente, também coordena os trabalhos para a criação do Centro de Reabilitação da Forania de Itajaí.

– Juiz-Corregedor Alexandre Karazawa Takaschima: Juiz-Corregedor e de Direitos Humanos do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Sua atuação tem ênfase na garantia de direitos, principalmente aos mais vulneráveis.

 – Leila Teresinha Madalozzo Pizatto: Uma das fundadoras da Casa-Lar de Coqueiros, onde contribuiu com seu trabalho durante 10 anos. Desde 2007 participa da Pastoral Carcerária de Florianópolis, desenvolvendo ações junto aos detentos e familiares.

– Glauco José Côrte: Presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), empresário e bacharel em direito pela UFSC. Integrante do conselho da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.

Na sequência houve a entrega do prêmio de R$ 7.000,00 para cada uma das três categorias de iniciativas solidárias que se inscreveram.

Presidente da Fiesc, Glauco Côrte
Presidente da Fiesc, Glauco Côrte

Na categoria Pastorais Sociais ou Movimento Eclesial, recebeu o prêmio a Pastoral do Migrante, que se inscreveu com a iniciativa solidária, “Eu era Migrante e tu me acolheste”.

Já na categoria Ação Social Paroquial, foi premiada a Ação Social Paroquial da Paróquia Santa Cruz, de Areias, São José, com o projeto, “Cozinha Comunitária”.

E por fim, na categoria Entidade Social, a contemplada foi a Associação Casa Irmã Dulce, de Tijucas, com a iniciativa, “Reestruturação da sala de fisioterapia”.

O responsável pela Casa Irmã Dulce, Luiz Carlos Santana Filho, disse que “Deus está no doente, no excluído, no drogado, no pobre. O amor de Deus supera todas as nossas fraquezas”.

O Presidente da Ação Social Arquidiocesana, Diácono Djalma Lemes, destacou que “o trabalho que mais agrada a Deus é o serviço”.

Neste ano de 2015, teve o lançamento da segunda edição de uma revista que busca apresentar o esforço que a Igreja da Arquidiocese de Florianópolis faz na área social.

a

DSC_3031Ao final do evento, ocorreu uma apresentação do coral de crianças, Vozes do Futuro, da Paróquia Santa Cruz, de São José.

Veja as fotos. 

Revista da ASA 2015
Revista da ASA 2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA