Aberto processo de escuta para a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe

>
>
Aberto processo de escuta para a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe

Foi iniciado, em abril, o processo de escuta do Povo de Deus para a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, organizada pelo Conselho Episcopal Latino Americano (Celam). O objetivo dessa preparação é “gerar diversos diálogos e atividades que serão o fio condutor de todo o processo de discernimento até e durante a Assembleia”. O período de escuta foi estendido até agosto.

A participação de todo o povo de Deus foi incentivada pelo Papa Francisco em sua saudação no lançamento da Assembleia, em janeiro deste ano: “a Igreja se dá ao partir o pão, a Igreja se dá com todos sem exclusão, e uma assembleia eclesial é um sinal disso: de uma Igreja sem exclusão”.

A Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe incentiva a organização de espaços de escuta, cujas informações serão confidenciais, também através de plataformas virtuais, tendo em conta a situação da pandemia na América Latina e Caribe. O trabalho será organizado a nível geral, em cada uma das Conferências Episcopais e nas diferentes redes e instituições pastorais latino-americanas (CLAR, Caritas, redes eclesiais territoriais e temáticas, entre outras).

Na Arquidiocese de Florianópolis, os padres já receberam orientações na última reunião do clero, realizada no dia 24 de maio. O Arcebispo Metropolitano declarou o seu desejo de que o maior número possível de fiéis da Arquidiocese participem, sejam como grupos organizados ou mesmo com uma contribuição individual, na resposta ao questionário apropriado.

Para o processo foram elaborados materiais que já se encontram disponíveis no site da Assembleia da América Latina e do Caribe. Para acessá-los, visite o site da Assembleia: asambleaeclesial.lat/escucha.

Os agentes de pastoral, leigos, padres, bispos e religiosos poderão participar desse processo sinodal e apontar como acompanhar Jesus encarnado atualmente no meio do povo.

Como participar

A escuta é uma proposta aberta a todos, da qual é possível participar através de atividades comunitárias, fóruns temáticos e contribuições individuais, com inscrições feitas através da utilização de uma plataforma de colaboração on-line, no website da Assembleia Eclesial, na sua seção “ESCUTA”. Acesse aqui.

É necessário um cadastro no endereço para oferecer a contribuição na plataforma. A Assembleia Eclesial almeja responder a seguinte questão geradora: “Quais são os novos desafios para a Igreja na América Latina e no Caribe, à luz da V Conferência Geral de Aparecida, dos sinais dos tempos e do Magistério do Papa Francisco, para a Assembleia e a caminho de 2031+2033?”.

Apesar do site estar em espanhol, os materiais e as perguntas do questionário estão disponíveis em português.

Matéria publicada na edição de junho do Jornal da Arquidiocese, pág. 4

Assembleia Eclesial da América Latina e CaribeCELAMJornal da Arquidiocese

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA