A Páscoa na pandemia – Pe. Vitor Feller

>
>
A Páscoa na pandemia – Pe. Vitor Feller

Mais um ano nos força a viver o Tempo Pascal em meio à pandemia do coronavírus. Tudo parece conspirar para que não consigamos celebrar a alegria pascal da vitória sobre o pecado, o mal e a morte. O aumento do número de infecções e, pior ainda, de mortes, nos assusta. Perguntamo-nos: até quando teremos que conviver com o poder nocivo desse vírus?

Cristo venceu a morte

Apesar de todos os males que assolam a história da humanidade e nossa própria história pessoal, somos interpelados a professar a fé na ressurreição. “Cristo ressuscitou, aleluia! Venceu a morte por amor, aleluia!”, diz um hino pascal. Nossa fé nos diz que a morte, nosso último inimigo, já foi vencida, foi tragada, devorada, no redemoinho da vida: “a morte foi tragada pela vitória” (1Cor 15,54). E com ela todos os males do mundo já foram aniquilados pela força redentora da paixão, morte e ressurreição do Senhor. Ele havia garantido aos discípulos: “No mundo, tereis aflições, mas tende coragem! Eu venci o mundo!” (Jo 16,33).

Povo de Ressuscitado

No batismo, nós morremos para o pecado e ressurgimos para a vida plena em Cristo. Somos, portanto, o povo dos ressuscitados. Não nos cabe viver no desânimo, no medo. Muito menos no egoísmo e na indiferença. A fé na ressurreição nos dá entusiasmo para anunciar, mesmo em meio às aflições da pandemia, o poder salvífico do Evangelho. Vivendo desde já na graça da ressurreição, temos confiança e coragem para suportar nossas dores e para aliviar os males que pesam sobre os irmãos sofredores, para fazer acontecer, ao nosso redor, pequenas ou grandes ressurreições.

Coma âncora na eternidade

A esperança da vida eterna, longe de nos afastar deste mundo, nos dá força para nos inserirmos ainda mais na carnalidade da história, para colaborarmos na aniquilação de todo o mal. “A esperança é para nós como uma âncora da alma, segura e firme; ela penetra para além da cortina do santuário, onde Jesus entrou por nós, como precursor” (Hb 6,19-20). Já temos alguém de nossa história humana, Jesus de Nazaré, que, fazendo-se igual a nós em tudo, menos no desumano do pecado (Hb 4,15), passou pelo sofrimento e pela morte, e superou tudo isso na obediência ao Pai e no amor ao próximo, alcançando a glória da ressurreição. Nele, por ele e com ele, estamos seguros de que nosso caminho terá um bom final.

Artigo publicado na edição de abril de 2021 do Jornal da Arquidiocese, página 5.

Jornal da ArquidiocesePandemiaPáscoaPe. Vitor Galdino Feller

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA