Infância e Adolescência Missionária da Arquidiocese realiza EFAIAM de modo online

>
>
Infância e Adolescência Missionária da Arquidiocese realiza EFAIAM de modo online

No dia 17 de abril de 2021, foi realizada a finalização da Formação de Novos Assessores para a Infância e Adolescência Missionária (EFAIAM) na Arquidiocese de Florianópolis. Com o objetivo de dar continuidade no processo de formação de novos assessores na Arquidiocese, as formações neste ano foram realizadas de modo online. As atividades aconteceram nas noites de segunda, quarta e quintas-feiras de fevereiro, via a plataforma do Google Meet. Para que isto pudesse acontecer foi necessário primeiro ser realizado uma formação com a Equipe Arquidiocesana de Formadores da Infância e Adolescência Missionária (IAM), conduzida pela coordenação da IAM.

A finalização estava prevista para acontecer dias 17 e 18, de modo presencial, porém não foi possível em vista da pandemia da covid-19. Nisto foi realizada a parte prática das quatro áreas também de modo online. Os assessores da IAM fizeram vídeos mostrando o passo a passo de como preparar cada um dos quatro encontros das quatro áreas integradas, abordando como Tema Gerador o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021: Diálogo para a Paz.

O encontro foi realizado com apresentação de vídeos preparados pela equipe dos formadores, e sendo intercalados com vídeos que apresentam a  realidades das crianças e como vivem sua religião e sua fé, de diversas religiões dos cinco continentes.

Participou da finalização do EFAIAM o coordenador arquidiocesano de Pastoral, Pe.Alcides Albony Amaral. Pe. Alcides iniciou a oração da tarde e concedeu sua bênção, o seu apoio e o suporte incansável, que fortalece significativamente este momento de caminhada da IAM na Arquidiocese

Para a coordenadora arquidiocesana, Patricia Dadam, ter-se conseguido realizar todo este processo de formação, ainda mais sendo a primeira vez de modo totalmente online, já basta para afirmar que foi maravilhoso. Para ela, ter a equipe dos assessores preparando a gravação dos vídeos e perceber toda esta dedicação e apoio tornou possível que este momento pudesse acontecer.

Dinalva Coelho de Jesus foi formada em 2021 e teve acesso a este método formativo. Ela relata: “é com muita alegria que venho participar da finalização do EFAIAM nesta tarde de 17 de abril. O modo que foi conduzido o encontro desta tarde veio fazer fechamento com todo o conteúdo que nós estudamos em fevereiro. O método usado com a apresentação dos vários vídeos dos grupos que mostravam como preparar os quatro encontros, consegui aprender sobre os temas e maneiras de apresentar a IAM e de sua importância na vida da comunidade, pessoas e principalmente na vida das crianças. A troca de experiência com os irmãos de caminhada foi rica e de grande aprendizagem para quem está iniciando como assessora”.

Uma visita especial marcou esta tarde: a presença do Pe. Camilo Pauletti, grande missionário e apoiador da IAM no Brasil. O ex-diretor das POM participou conosco na finalização do EFAIAM. Rodrigo Rocha partilhou que “foi uma alegria, uma grande honra ter o Padre Camilo conosco, suas palavras de ânimo, partilha missionária, seu carinho pela IAM, é fortalecedor”.

Com o coração cheios de alegria, certos de que o Senhor Ressuscitado nos acompanha no trabalho desta Obra da Infância e Adolescência Missionária – IAM, seguimos: “De todas as Crianças e Adolescentes do Mundo – Sempre Amigos”.

Por Zenir Gesleichter
Secretaria de Animação Missionária
Arquidiocese de Florianópolis

Infância e Adolescência Missionária (IAM)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA