Coleta Missionária 2016
“Vão pelo mundo todo, proclamem o Evangelho a toda criatura”. (Mc 16, 15)
A missão é um serviço ao Reino de Deus que, na busca de fidelidade ao Espírito de Deus procura recriar, no hoje da nossa história, a prática de Jesus. Porém, não é tanto um trabalho burocrático nem se esgota num “fazer” missionário, é uma presença amiga, amorosa, profética e crítica, capaz de manifestar o amor e a misericórdia de Deus nas suas ações, palavras e testemunhos de vida.
A cada ano, o mês de outubro é acolhido como um tempo forte para a Igreja. Neste mês, todos os cristãos católicos são convidados a intensificar as inciativas que colaborem no despertar das vocações missionárias e realizar a Coleta Missionária, que acontece no Dia mundial das Missões, penúltimo domingo de outubro.
Com o tema “Cuidar da Casa Comum é nossa missão”, a campanha missionária retoma o tema da Campanha da Fraternidade e faz o apelo ao cuidado com toda a criação como compromisso missionário da Igreja, pois tudo está interligado, isto é, há uma interdependência fazendo com que sejamos uma única família universal. O lema extraído do livro do Gênesis “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), nos convida a um olhar de admiração para como toda a obra criada, assim como o Criador a admirou.
A missão é de Deus pela qual somos chamados a colaborar. Não podemos fugir dessa responsabilidade. Sendo assim, todas as comunidades, Instituições e Associações eclesiais e cada cristão têm o dever de cooperar para que a mensagem do Senhor se difunda e chegue até os últimos confins da terra.
A cooperação é o primeiro fruto da animação missionária, entendida como um espírito e uma vitalidade que impele os fiéis, as instituições e as comunidades a uma responsabilidade universal orientada ad gentes.
A cooperação missionária promove a participação do povo de Deus na missão universal. Esta participação se realiza de três formas: 1) pela oração, sacrifício e testemunho de vida; 2) por meio da ajuda material dos projetos missionários: “Deus ama quem dá com alegria” (2Cor 9,7); 3) colocando-se à disposição para servir na missão ad gentes.
Uma das maneiras de cooperar financeiramente com os projetos missionários é a COLETA DO DIA MUNDIAL DAS MISSÕES, que este ano será nos dias 22 e 23 de outubro.
Deixamos aqui o apelo para que seja feita uma forte motivação em nossas celebrações, especialmente fazendo a entrega dos envelopes no final de semana que antecede a coleta. A coleta missionária destina os recursos para os projetos nos cinco continentes.
Que Deus os abençoe e vamos todos juntos trabalhar pelas missões.
Pe. Josemar Silva
Conselho Missionário Diocesano – COMIDI