(Criada a 29 de janeiro de 1993)
CNPJ 83.932.343/0061-52
Pároco: Pe. Celso Antônio Marquetti
Diácono: Moacir Carlos Valle
Secretária: Roseli de Andrade
Facebook: Paróquia Senhor Bom Jesus – Major Gercino
Comunidades
Padroeiro(a) Localidade Criação
1 Matriz: Senhor Bom Jesus Centro 1881
2 Nossa Senhora de Monte Claro Pinheiral 1915
3 Nossa Senhora da Candelária Nova Galícia 1923
4 São Sebastião Boa Esperança 1930
5 Santa Luzia Salto de Major 1940
6 Santo Aleixo Santo Aleixo 1954
7 Santa Luzia Campinho 1957
8 Nossa Senhora das Graças Rio do Alho 1958
9 Nossa Senhora Aparecida Rio Teófilo 1987
10 Madre Paulina Canta Galo
Criada em 29 de Janeiro de 1993
Em 8 de janeiro de 1906, um abaixo-assinado dos moradores de Major Gercino pedia que a sua Capela voltasse a ser atendida pelos Padres Franciscanos de Santo Amaro do Cubatão (da Imperatriz), que antes atendiam à Comunidade. Preferiam ser atendidos pelos padres franciscanos em vez dos padres de Tijucas, que estavam muito longe e demoravam muito para atender aos chamados. Outra razão de preferirem os franciscanos alemães era porque, em Major Gercino, havia cerca de 20 famílias que só falavam alemão.
Não obstante o pedido, a Capela continuou sendo assistida pelos padres diocesanos, os quais passaram a atender também a paróquia de São João Batista. Em fins de 1968, Mons. José Locks, que desde 1950 vinha exercendo o cargo de Pároco de São João Batista, entrega essa paróquia a seu substituto, Pe. Cláudio Jeremias Cadorin, e passou a residir em Major Gercino, atendendo àquela comunidade. Aqui, Mons. Locks construiu uma nova Matriz em substituição à existente, já muito pequena para atender às necessidades da população.
Por conta do notável trabalho por ele realizado, foi construída uma estátua em sua homenagem e colocada diante da nova igreja. A antiga Igreja, com uma bela arquitetura alemã, ficou abandonada e por muitos anos foi utilizada pela prefeitura para várias finalidades, funcionando por vários anos como centro de saúde. Agora ela será restaurada. O trabalho iniciou em abril. Sua utilização ainda está em discussão, mas vai ser definida pela comunidade.
Um Decreto da Cúria Metropolitana, assinado por Dom Eusébio Oscar Scheid a 29 de janeiro de 1993, criou a Paróquia do Senhor Bom Jesus de Major Gercino, com território desmembrado, parte da paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Leoberto Leal (que ainda permaneceu com duas comunidades) e parte da paróquia de São João Batista. Seu primeiro pároco foi o Pe. Gregório Petry, substituído, em 1995, pelo Pe. Luís Prim e, em 1996, pelo Pe. Otávio Maffezzolli.
Os Grupos Bíblicos em Família são assumidos como verdadeira prioridade da Paróquia. Eles estão presentes em todas as comunidades e somam 22 grupos fortes e atuantes.