(Criada a 20 de janeiro de 1951)
CNPJ 83.932.343/0004-64
Pároco: Pe. Tiago Vicente Santana
Diáconos: Fridolino Wiemes e José Altamiro Vilpert
Secretária: Elisiane Aparecida Monteiro Zick/Maria Angélica Muerer de Souza
Facebook: Paróquia São Sebastião – Anitápolis
Instagram: @paroquiasaosebastiaoanitapolis
Comunidades
Padroeiro(a) Localidade Criação
1 Matriz: São Sebastião Centro 1951
2 Santo Antônio Varginha 1907
3 São Domingos São Domingos
4 Santa Bárbara Rio da Prata
5 São Francisco de Sales Maracujá 1910
6 Nossa Senhora da Glória Santa Maria 1927
7 Nossa Senhora das Graças Rio do Ouro
8 São Pedro e São Paulo São Paulo dos Pinheiros 1933
9 São José Rio do Sul 1958
10 Senhor Bom Jesus Rio Branco 1968
11 Divino Espírito Santo Rio Cachimbo
12 Santa Teresinha Povoamento Igreja
13 Sagrado Coração de Jesus Salto 1989
14 Santa Paulina Barra Gaspar 1990
15 Santa Cecília Povoamento Escola
16 Nossa Senhora Aparecida Vila Antônio David 2017
Histórico
Criada em 20 de Janeiro de 1951 (64 anos)
O território da atual Paróquia São Sebastião, de Anitápolis, pertenceu à Paróquia de Rio Fortuna e ao Curato de Teresópolis, desde 11 de junho de 1869. Presume-se que a fundação da Colônia se deva ao Engenheiro Jacinto Antônio de Matos, em 1908. Até 1930 manteve-se aí um Patronato Agrícola, que se constituiu num evidente crescimento para o lugar.
A Revolução de 1930 acabou com o Patronato, pois que este se constituiu em um notável polo de resistência, devido aos vários pontos estratégicos que a zona oferecia, com principal destaque para o lugar denominado “Garganta”.
Em 1941 Pe. Gregório Locks, então Coadjutor de São Bonifácio e Teresópolis, fixou residência em Anitápolis. Em 1943 foi nomeado Pároco de Rio Fortuna, de onde continuava o atendimento aos moradores de Anitápolis.
Em 1946, Pe. Raulino Deschamps, Coadjutor de Rio Fortuna, fixa residência em Anitápolis, com o objetivo de preparar a instalação da nova Paróquia.
Por Provisão Episcopal de 20 de janeiro de 1951 assinado pelo então Arcebispo Metropolitano de Florianópolis Dom Joaquim Domingues de Oliveira, foi criada a Paróquia de Anitápolis, sob a invocação de São Sebastião, tendo sido nomeado seu primeiro Pároco o Pe. Raulino Deschamps.
Com sua morte em acidente automobilístico no Paraná em 19/03/53, a Paróquia foi entregue aos cuidados dos Padres de São Bonifácio. Assume a Paróquia Pe. Afonso Staehelin., transferido de Itajaí. Pe. Afonso foi dedicadíssimo, principalmente aos enfermos da comunidade. Em uma viagem noturna, quando retornava de Tubarão, para onde havia levado doentes para o hospital, dormiu no volante e caiu no despenhadeiro, tendo morte instantânea (dezembro de 1957).
Em 1961, pela Lei n. 789, de 19 de dezembro, Anitápolis foi elevada à categoria de Município. Em 1962 a Paróquia é confiada aos cuidados da Congregação do Espírito Santo, tendo sido nomeado Pároco o Pe. Guido Stollenwerk CSSp, que tomou posse no dia 28 de fevereiro de 1963. Neste período a Comunidade local teve um desenvolvimento acentuado. Pe. Guido monta em Anitápolis um ambulatório, que conta com a colaboração de Voluntárias Leigas da Alemanha.
Mais tarde, com a chegada de Pe. Pedro Bermes CSSp, é criada a Assistência Social São Sebastião, responsável pela manutenção e funcionamento de um pequeno hospital, com laboratório e farmácia. Também são criados cursos profissionalizantes e implantada uma marecenaria-escola. Pe. Pedro desdobrou-se na busca de recursos, em São Paulo e também no exterior. Infelizmente aquela Congregação não pode continuar prestando seus serviços à Comunidade, por absoluta falta de novas vocações sacerdotais. Os padres, na sua maioria idosos, não tinham mais condições de continuar seus trabalhos na Arquidiocese. No dia 8 de março de 1981 os Padres Espiritanos despedem-se de Anitápolis e devolvem a assistência espiritual da Comunidade à Arquidiocese.
Devido à falta de Clero arquidiocesano disponível, Pe. Afonso Hasenfratz CSSp, Pároco de Alfredo Wagner, da Diocese de Rio do Sul, prestou assistência, ainda que precária, aos moradores daquela Comunidade paroquial, até que, em 15 de setembro de 1981 foi nomeado Pároco de Anitápolis, Pe. Francisco Costa, do Clero da Arquidiocese de Florianópolis.