(Criada a 2 de janeiro de 2005)
CNPJ 83.932.343/0073-96
Pároco: Pe. Sérgio Luís Pedrotti
Diácono: Germano Rodolfo Borchardt
Secretários: Luís Fernando Cardozo e Simone de Quadros da Silva
Facebook: conta antiga foi hackeada. Nova conta: Paróquia São Judas Tadeu Brusque
Instagram: @saojudas_brusque
Youtube: Paróquia São Judas Tadeu – Brusque
Comunidades
Padroeiro(a) Localidade Criação
1 Matriz: São Judas Tadeu Águas Claras 1954
2 Nossa Senhora da Saúde Poço Fundo 1885
3 São Francisco de Assis Ponta Russa 1893
4 Santa Luzia Santa Luzia 1912
5 Santo Amaro Nova Itália 1919
6 Santa Cruz do Redentor Zantão 1964
7 Sagrada Família 1° de Maio 1999
Criada em 02 de Janeiro de 2005
A história da comunidade inicia em 1870, com a chegada do alemão João Baptista Rudolph, que fixou residência na localidade do Ribeirão de Águas Claras. Uma região que foi abandonada pelos imigrantes ingleses. Muito religioso, construiu uma cruz de madeira e a colocou no mais alto e melhor local de sua propriedade, esperando no futuro construir uma Igreja. Era lá que por muitos anos as pessoas próximas se encontravam para rezar.
O projeto da construção da igreja só foi colocado em prática muitos anos depois, em 1954, quando os irmãos Francisco, Rosa e Adelina, netos de Rudolph, deram início à construção da igreja da comunidade católica de Águas Claras, no mesmo local onde seu avô havia colocado a primeira cruz. Toda a comunidade participou da obra. Com a construção, os fiéis não mais precisavam se deslocar até Azambuja para participar das celebrações. Trajeto que consumia uma manhã entre ida e retorno, a cavalo ou de carroça, transportes da época. Na nova igreja, as celebrações costumavam ser presididas pelo Pe. Vendelino Waterkemper.
Em 25 de abril de 1990, com a ajuda do Pe. Everaldo, iniciou-se a construção da casa de catequese, inaugurada em 29 de novembro de 1992. O salão de festas da comunidade foi inaugurado em 29 de novembro de 1997, com a ajuda do Pe. Francisco Hellmann. Por muitos anos, a comunidade alimentou o desejo de se tornar paróquia. Em 2001, Pe. Eli Lobato dos Santos, então pároco de Brusque, pediu que a comunidade viabilizasse um terreno para a construção da casa paroquial. As obras iniciaram em 01 de dezembro de 2003, e contaram, na busca dos recursos necessários, com a participação das comunidades Santa Luzia, Zantão, Poço Fundo, Ponta Russa, Nova Itália e João XXIII.
Enfim, no dia 02 de janeiro de 2005, foi criada a paróquia São Judas Tadeu por Dom Murilo S. R. Krieger, SCJ. A administração foi confiada aos padres do Pontifício Instituto das Missões Exteriores (PIME), tendo o Pe. José Negri como administrador paroquial. Em 11 de novembro, Pe. José recebeu a provisão de pároco, ajudado pelos padres Pe. Brunone Brugnolaro, Pe. Giovanni Battista Giomo e o diácono Stefano Ferrari. Ele permaneceu à frente da paróquia até fevereiro de 2006, quando foi nomeado Bispo-Auxiliar da Arquidiocese. Em seu lugar, assumiu como administrador paroquial, Pe. Giovanni Battista Giomo. Em 25 de Janeiro de 2006 tomou posse como pároco, o Pe. Giovanni Battista Giomo, que recebeu como vigário, Pe. Vandanam Raju Koppula.
Em 23 de fevereiro de 2007, a paróquia recebeu seu 3º administrador paroquial, o Pe. Daniele Belussi, PIME que em 02 de junho de 2007 foi empossado pároco. Em 02 de julho de 2008 tomou posse como pároco (primeiro como 4º administrador e em 2009 como 4º pároco), Pe. Vandanam Raju Koppula, seguido da ajuda de Pe. Gianfranco Vianello residente na paróquia e Pe. Flávio Piccolin vindo do seminário. Em 2010, contando também com a ajuda do Pe. Antonio Figueiredo do seminário do PIME. Em 2011, assumiu como vigário, Pe. Jônatas Marcos da Silva. No ano de 2012, assumiu como pároco o Pe. Gianmario Pelegrinelli e no dia 9 de dezembro, é lida a provisão do Diácono Germano Rodolfo Borchardt. Em julho de 2014, assumiu como administrador paroquial o Pe. Giogio Serafino Pedemonte e em novembro, tomou posse o pároco, Pe. Pietro Anderloni, sendo o último pároco do PIME. O Pontifício Instituto para Missões no Exterior deixou a Paróquia no dia 19 de fevereiro de 2017.
No dia 26 de fevereiro do mesmo ano, tomou posse o Pe. Carlos Alberto Chiquim (do clero da Arquidiocese de Curitiba). No dia 03 de fevereiro de 2019, assumiu como pároco, o Pe. José Luiz de Sousa. E em 29 de janeiro de 2023, em missa solene na Igreja Matriz, com a presença do Revmo. Sr. Arcebispo Metropolitano, Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ e de grande número de fiéis, foi empossado como novo pároco, o Pe. Sérgio Luís Pedrotti.