(Criada a 15 de abril de 1983)
CNPJ 83.932.343/0060-71
Pároco: Pe. Murilo Guesser
Vigário: Pe. Nildo Dubiella
Diáconos: Antônio Carlos Della Giustina, Antônio José Medeiros, Jânio Passos Lino e José Horteni Anselmo
Secretária: Maricéia Nascimento Lino
Site: www.paroquiaponte.com.br
Facebook: Paróquia São Judas Tadeu e São João Batista
Instagram: @paroquiaponte
Youtube: Paróquia da Ponte
Comunidades
Padroeiro(a) Localidade Criação
1 Matriz: São J. Tadeu e São João Batista Ponte do Imaruim 1983
2 Nossa Senhora de Lourdes Jardim Eucaliptus 1977
3 Nossa Senhora Aparecida Jardim Eldorado 1978
4 Nossa Senhora do Rosário Brejarú 1981
5 Nossa Senhora da Praia Ponte do Imaruim 1983
6 São José Frei Damião 2005
Criada em 15 de Abril de 1983
A história desta comunidade remonta ao ano de 1949, quando foi solicitada, à Cúria Metropolitana, autorização para que fosse construída uma Capela na Ponte do Maruim. Com a explosão populacional, originada principalmente pela construção de diversos conjuntos habitacionais em todo o território do Município e Paróquia de Palhoça, urgia também um melhor atendimento pastoral aos habitantes desta região. Pe. Osvaldo Prim, então Pároco do Senhor Bom Jesus de Nazaré, definiu, juntamente com o Senhor Arcebispo Metropolitano, que um bom local para sediar a nova Paróquia seria o Conjunto Habitacional da Ponte do Maruim. Dalí o padre poderia perfeitamente atender a outras comunidades, mesmo situadas do outro lado da BR101.
Adquirido o terreno e construído o salão, Pe. Osvaldo, já adoentado e com idade avançada, se dispunha a atender a nova Paróquia, criada por Decreto da Cúria Metropolitana em 15 de abril de 1983. A Casa Paroquial, uma casa do próprio Conjunto habitacional, foi adquirida para servir de residência do Pároco e secretaria paroquial, enquanto não ficasse pronta a igreja, cujos anexos eram constituídos por diversas salas para catequese e, inclusive, a casa paroquial. A 17 de dezembro de 1985, após longa enfermidade, falece seu primeiro Pároco. A Paróquia continuou sendo atendida pelo Vigário Paroquial Pe. Sérgio José de Souza, até o dia 1º de fevereiro de 1986, quando foi nomeado novo Pároco, Pe. Idonizete Krüger.
Em 5 de julho de 1987, Pe. Krüger é transferido para a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus de Leoberto Leal, ficando a Paróquia da Ponte do Maruim novamente entregue aos cuidados da Paróquia do Senhor Bom Jesus de Nazaré, de Palhoça. A 07 de julho, Pe. Alvino Milani, Pároco do Senhor Bom Jesus de Nazaré, é nomeado Administrador Paroquial. Nesse período acentuamse as tratativas com os Padres do Pontifício Instituto das Missões – PIME, para que assumam a Paróquia.
No início de 1988, os Padres do PIME decidem assumir a Paróquia, por um período de três anos, sendo designado como Pároco Pe. José Negri, PIME, que recebeu Provisão da Cúria Metropolitana, aos 05 de março de 1988. Os Padres do PIME ficaram à frente da Paróquia até junho de 1992. Em 19 de junho de 1992 a Paróquia é confiada ao Diácono Permanente Alceni Francisco Lucas, da Paróquia do Senhor Bom Jesus de Nazaré, uma vez que os Padres do PIME, expirado o prazo pelo qual haviam assumido a Paróquia, tiveram de retirar-se.
Em 29 de janeiro de 1993 é nomeado novo Pároco, na pessoa do Pe. Dr. Manoel João Francisco, que havia retornado no ano anterior de estudos em Roma e permanecido por alguns meses como Vigário Paroquial do Senhor Bom Jesus de Nazaré, de Palhoça. Uma Lei da Prefeitura Municipal pôs fim à polêmica quanto ao nome correto deste Bairro do Município de Palhoça. O nome oficial passa a ser então Ponte do Imaruim.
PÁROCOS: 1983 – Pe. Osvaldo Prim; 1986 – Pe. Idonizete Krüger; 1988 – Pe. José Negri PIME; 1990 – Pe. Franco Zanotti PIME; 1993 – Pe. Manoel João Francisco; 1994 – Pe. Norberto Debortoli; 2001 – Pe. Carlos Rogério Groh (até II semestre de 2002); 2002 – Pe. Luiz Rebelatto.