(Criada a 25 de novembro de 1960)
CNPJ 83.932.343/0038-03
Pároco: Pe. Sedemir Melo
Auxilia: Pe. Luiz Prim
Assessor de Pastoral: Diác. Osmar José Matucheski
Diáconos: Licínio Antônio de Souza (Tratamento de saúde), Jonas Duarte de Souza, Osmar José Matucheski e Domingos Sávio da Silva Sena
Secretárias: Maria do Carmo Peres e Rose Marie Truppel Amaral Zanluchi
Site: www.sagradoscoracoes.org.br
Facebook: Paróquia Sagrados Corações
Instagram: @sagradoscoracoes
Comunidades
Padroeiro(a) Localidade Criação
1 Matriz: Sagrados Corações Barreiros 1960
2 Nossa Senhora de Lourdes Barreiros 1912
3 Senhor Bom Jesus Potecas 1960
4 São Francisco de Assis Bairro Ipiranga 1985
5 Nossa Senhora Aparecida Jardim Sol e Mar 1985
6 Santa Maria dos Anjos Pedregal 1986
7 Santo Antônio Major Durval 2015
Criada em 25 de Novembro de 1960
O atendimento pastoral aos primitivos moradores da localidade hoje conhecida como Barreiros começou a ser prestado pelos Padres Franciscanos, da Paróquia de São José. A partir de 23 de novembro de 1944, com a criação da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima e Santa Teresinha do Menino Jesus, no Estreito, Barreiros passou a integrar a nova Paróquia, até a data de sua criação.
Na década de 40, o local onde hoje está a Matriz era uma plantação de nogueiras. “Os moradores próximos ganhavam a vida colhendo nozes, que eram transformadas em óleo numa fábrica próxima”, lembra o Diác. Licínio. A 25 de novembro de 1960, o então arcebispo, Dom Joaquim Domingues de Oliveira, assinou o Decreto em que criava a Paróquia dos Sagrados Corações, em Barreiros, cujo atendimento pastoral foi confiado aos Padres dos Sagrados Corações.
Uma das maiores preocupações de seu primeiro Pároco, Pe. Justino Corstjens, foi a aquisição de um terreno para a construção da igreja matriz, uma vez que a Capela de Nossa Senhora de Lourdes, que servia de igreja matriz, era muito pequena. Para tanto foi adquirida uma quadra inteira, no Jardim Cidade de Florianópolis, hoje denominado de Barreiros.
A pedra fundamental da construção da Matriz, em forma de tenda, foi lançada a 12 de abril de 1964. A área coberta interna é de 1.750 m², dos quais, cerca de 500 m² destinados ao jardim interno. Próximo à igreja foi construída a casa paroquial, o salão paroquial e salas para catequese.
Com o crescimento populacional da região, foram criadas duas novas paróquias com toda a área desmembrada da Paróquia. Em 1983 foi criada a paróquia São Judas Tadeu, confiada aos Padres da mesma Congregação, e em 1990 foi criada a Paróquia Santa Cruz, essa com os padres diocesanos. Em 2005 foi cedida a comunidade de São Cristóvão, para a criação da Paróquia Nossa Senhora do Rosário.
A Congregação dos Padres dos Sagrados Corações permaneceu à frente da Paróquia até fins de 1988, quando, por falta de Sacerdotes, devolveu a responsabilidade pastoral à Arquidiocese. Como primeiro Pároco do clero diocesano foi nomeado Pe. Agostinho Staëhelin, que tomou posse no dia 8 de janeiro de 1989, em solene Celebração litúrgica na qual também se despediram da Paróquia os Padres dos Sagrados Corações.