(Criada a 13 de junho de 2010)
CNPJ 83.932.343/0077-10
Pároco: Pe. Adão Carlos Machado Marcelino
Diácono: Nereu Mariani
Secretária: Ayla Lavínia Araujo e Silva dos Santos
Facebook: Paróquia Bombinhas
Instagram: @paroquiabombinhas
Youtube: Paróquia Imaculada Conceição Paróquia Bombinhas
Comunidades
Padroeiro(a) Localidade Criação
1 Matriz: N. Sra. da Imaculada Conceição Bombas 1928
2 São José Zimbros 1953
3 Nossa Senhora dos Navegantes Bombinhas 1968
4 São Sebastião Canto Grande 1952
5 Nossa Senhora Aparecida Morrinhos 1982
6 São João Batista José Amândio 2004
7 Divino Espírito Santo Sertãozinho 2016
Histórico
por Márcia Cristina Ferreira
A devoção a Nossa Senhora da Imaculada Conceição que nomeia a Paróquia, vem da antiga Capela construída pela comunidade de ambos bairros, Bombinhas e Praia Grande, no morro do cemitério. A Capela foi inaugurada em 1928. Como é de conhecimento público a igrejinha passou por duas reformas enquanto propriedade da Mitra: 1930 em decorrência de ser atingida por um raio e em 1952 devido ao desgaste do tempo; por fim, em 1968, ao ser atingida pelo segundo raio, a comunidade a deixou de lado. O terreno foi vendido e o dinheiro dividido entre as duas comunidades.
O bairro de Bombas ergueu a nova Capela de Nossa da imaculada Conceição na Avenida Leopoldo Zarling, local onde hoje tem uma farmácia, ao lado da Secretaria de Turismo, e Bombinhas usou a sua parte nas melhorias da obra da Capela de Nossa Senhora dos Navegantes, em estado já bem adiantado na época.
O terreno na Avenida Leopoldo Zarling teve sua escritura pública lavrada em 1971 e doado oficialmente a Mitra Metropolitana de Florianópolis em 5 de outubro de 1976.
Ambas comunidades seguiram suas devoções, bem como também as demais: São José (Zimbros), São Sebastião (Canto Grande) e Nossa Senhora Aparecida (Morrinhos), mas o sonho de tornar-se Paróquia persistia, porquê o fato de pertencer a Paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos (Porto Belo) tornava as missas mais parcas, muitas capelas para um único padre. A Comunidade de José Amândio, Capela São João Batista, é a mais jovem instituída no ano de 2004.
Em 2003 o inesperado aconteceu, um jovem desequilibrado ateou fogo no altar da igreja. Tal situação de fato abalou os fiéis, mas como os nós do bambu ao vento, vergou e não quebrou, ao contrário, a tempestade a tornou ainda mais forte e unificada.
Em 2006 a Comunidade de Bombas que há muito já vinha com o objetivo de uma igreja maior, vendeu o terreno na avenida principal e comprou o atual na rua Flamingo. Ainda em 2006 foi realizada a Festa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição de forma improvisada, sob uma grande lona no próprio terreno. Na festa de Santo Antônio, 13 de junho, do ao seguinte foi lançada a pedra fundamental da construção do novo templo, e em 7 de dezembro de 2007 já foi rezada a primeira missa na igreja nova, na Festa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição.
E finalmente em 13 de junho de 2010 Dom Murilo Krieger, então Arcebispo de Florianópolis, por meio do Decreto Prot. 195/10 L.20 cria a Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, com sede no bairro de Bombas, formada pelas comunidades: Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Matriz (Bombas), Nossa Senhora dos Navegantes (Bombinhas), São João Batista (José Amândio), São José (Zimbros), Nossa Senhora Aparecida (Morrinhos) e São Sebastião (Canto Grande).
E desde então foram inúmeras missas, dezenas de festejos aos padroeiros e co-padroeiros e o início de uma nova comunidade – ainda não oficializada, mas já fundamentada – no bairro de Sertãozinho, denominada Divino Espírito Santo, cumprindo uma profecia de 30 anos para aquela localidade.