Paróquia Nossa Senhora da Glória
Forania Florianópolis - Continente
Rua Sérgio Gil, 792 – Balneário 88075-340 Florianópolis – SC
Terça a sexta: das 13h às 17h Sábado: das 8h30 às 11h30
(48) 3304-8014

Comunidades

Sobre a Paróquia

(Criada a 7 de fevereiro de 1982)

CNPJ 83.932.343/0054-23

 

Endereço: Rua Sérgio Gil, 792 – Balneário
88075-340 Florianópolis – SC
Fone/Fax/Whatsapp: (48) 3304-8014
E-mail: [email protected]

Expediente: 
Terça a sexta: das 14h às 18h
Sábado: das 8h30 às 11h30

Secretária: Andreia dos Santos

Atendimento do Pároco – Pe. Gervásio Fuck
Terças e quartas-feiras: 14h às 17h30; Sábados: 9h às 11h
Confissões: 30 minutos antes das missas

Site:  pnsg.org.br
Facebook: Paróquia Nossa Senhora da Glória
Instagram: @paroquiadagloria.balneario

 

Pároco: Pe. Gervásio Fuck
Diácono: Ricardo Marques

Comunidades

Padroeiro(a)                                                                                        Localidade                              Criação

 1    Matriz: Nossa Senhora da Glória                                    Balneário                                1982

HISTORICO

Criada em 7 de Fevereiro de 1982 

As primeiras referências de atendimento religioso à comunidade do Balneário datam de 1935, quando, “os Senhores Agostinho Mariano Vieira e Companhia, cedendo ao pedido dos marítimos do Estreito, doaram na Ponta do Leal, desta Parochia (de São José), um terreno de 24 por 30, à Mitra Archidiocesana, para ser nelle construida uma Capella em honra de Nossa Senhora dos Navegantes…”. A comunidade cresceu, sendo atendida pelos Padres de São José e, mais tarde, do Estreito.

A Paróquia de Nossa Senhora da Glória teve seu território totalmente desmembrado da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima e Santa Teresinha do Menino Jesus, do Estreito. Quem deu o maior impulso para a criação da Paróquia foi Pe. Quinto Davide Baldessar, Pároco de Nossa Senhora de Fátima e Santa Teresinha do Menino Jesus e Capelão do Exército, que veio a ser seu primeiro Pároco.

Já por volta de 1973 Pe. Quinto se preocurava em melhor atender à comunidade do Balneário. Para tanto conseguiu autorização, das Organizações Koerich, para celebrar, semanalmente, Santa Missa em um galpão de sua propriedade, situado na conhecida Ponta do Leal. Com o passar dos tempos, não foi mais possível utilizar-se esta área, passando-se então as celebrações para o Colégio Antônio Peixoto, recentemente inaugurado no Bairro.

Mais tarde, em 1978, Pe. Agostinho Petry, Encarregado da Paróquia de Fátima, forma uma Comissão encarregada de providenciar a construção de uma igreja para o Bairro. Após inúmeros contatos localizou-se uma área ideal para a construção. Como a Prefeitura Municipal estava interessada em uma área que a Paróquia de Fátima possuía próximo ao Hospital Florianópolis, iniciaram-se as tratativas para uma possível permuta: a Prefeitura desapropriaria a área pretendida no Balneário, permutando-a em seguida, com a área próxima ao Hospital. E assim foi feito.

Em 27 de maio de 1979 era procedida à bênção da pedra fundamental da nova igreja, um projeto do Arquiteto Wolfgang Ludwig Rau. A inauguração do novo templo aconteceu com a presença do Sr. Arcebispo Metropolitano, às 10 horas do dia 12 de outubro de 1986, dia de Nossa Senhora Aparecida.

Aos 7 de fevereiro de 1982, um Decreto assinado por Dom Afonso Niehues, criava a nova Paróquia, sob a invocação de Nossa Senhora da Glória. Na mesma data era nomeado seu primeiro Pároco, Pe. Quinto Davide Baldessar.

Em maio de 1983, em virtude da transferência de Pe. Quinto para Brasília, em função de seu novo cargo de Capelão-Chefe do Exército, a Paróquia foi anexada à Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Permaneceu nesta condição até 09 de março de 1984, quando foi nomeado Pároco, Mons. Valentim Loch, acumulando esta atividade com a de Vigário Geral da Arquidiocese