Pastoral Carcerária realiza Lava-pés no Complexo Prisional da Agronômica

>
>
Pastoral Carcerária realiza Lava-pés no Complexo Prisional da Agronômica

A Pastoral Carcerária celebrou a Missa do Lava-pés no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico, no Complexo Prisional da Agronômica, em Florianópolis, na tarde desta Quinta-feira Santa, dia 6 de abril de 2023.

Entre as pessoas que realizaram a cerimônia de lava-pés estava Zenir Gelsleichter, que descreve a experiência como algo impactante. “É a primeira vez que tenho contato com pessoas privadas de liberdade, em Ala de Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiatriátrico. Pensei em tantas coisas que as lágrimas não tinham forças de sair. Acho que congelaram pelo caminho”, descreve Zenir.

Quando estava ali, diante de uma grande maioria de jovens, privados da liberdade por causa da gravidade de seus crimes, ela percebeu entre eles gestos de carinho e ajuda-mútua, além de lágrimas e palavras sinceras que pronunciaram.

“É impactante tudo isso ao pensar o que cada um fez para terem sido levados até ali… pensar nas vítimas e suas famílias, e também na família deles. Em que momento de suas vidas iniciaram os seus sinais de desumanização? Como que se desumanizou a tal grau? E, diante de tudo isto, Deus vem ao encontro deles. Por eles e para eles também se faz pão e se presta a fazer morada naqueles corpos tão desprovidos de humanidade”, conta.

A passagem de Jesus indo até Zaqueu passou pela cabeça da missionária. “O Deus que se fez pessoa tomou nossa sorte. Assassinado por algozes, se faz caminho e morada no coração de outros algozes. O que os motivou, só Deus pode saber”, acrescenta.

Para ela, o trabalho da Pastoral carcerária é fundamental para levar Deus também a essas pessoas. “Pensei em tantas e tantas pessoas da Pastoral Carcerária, anônimas que, em toda sua vida, tiram do seu tempo para estar com estes e todos os outros privados de liberdade. Elas levam gotas do amor de Deus em seus gestos e em suas palavras… em um abraço. Elas despertam esperança onde já não há, mas que ali – ainda ali – Deus está com eles, porque Deus também os ama. Que a vida pode ter sentido mesmo ali, pois este sentido de vida é Jesus. A Pastoral Carcerária, ao estar com eles, torna seus dias menos pesados”.

Zenir finaliza com uma extra motivação para a Semana Santa: “Nestes dias que vivemos a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, possamos na humanidade de Jesus resgatar nossa humanidade.”

Fotos: Pastoral Carcerária

lava-pésSemana Santa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA