O Arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, encontrou-se na manhã desta terça-feira, 28 de julho, na Cúria Metropolitana, com a comissão responsável pelo Jubileu Extraordinário da Misericórdia, na Arquidiocese de Florianópolis.
Participaram: Pe. Vitor Feller (Vigário Geral); Pe. Ney Brasil (Pastoral Carcerária); Bernardo Silva Junior e Simone Peixoto Martins (Comunidade Abbá Pai); Leda Cassol Vendrúscolo e Pe. Revelino Seidler (coordenação de Pastoral); João Augusto de Farias (Setor Juventude); Carol Denardi (Assessoria de Comunicação da Arquidiocese); Pe. Frei Gentil de Lima Branco, ofm (Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Angelina); Pe. Wellington Cristiano da Silva (Comissão Arquidiocesana de Liturgia); Pe. Pedro Schlichting (Santuário de Azambuja); Pe. André (Santuário Santa Paulina); Pe. Jorge Gelatti (Santuário Bom Jesus da Santa Cruz e Paróquia São Pedro de Alcântara) e Pe. Celso Antunes Duarte (Santuário Imaculada Conceição da Lagoa).
Na segunda reunião do grupo, foram apresentadas sugestões gerais, da Arquidiocese e do Pe. José Artulino Besen, de como tornar o Jubileu conhecido e preparar o Ano da Misericórdia. Os membros da comissão ainda avaliaram os encaminhamentos já feitos.
O Vigário Geral, Pe. Vitor Feller, explicou sobre a síntese da Bula que produziu e será usada posteriormente para que todos os fiéis tenham acesso.
O grupo aprovou a letra e música do Jubileu que terá como tema, “Misericordiosos como o Pai”, composição do Pe. Ney Brasil.
Entre as decisões tomadas, determinou-se a abertura da Porta Santa no dia 13 de dezembro na Catedral, nos Santuários da Arquidiocese e na Igreja Matriz da Paróquia Santíssimo Sacramento, em Itajaí. Para a ocasião, Dom Wilson sugeriu que cada local prepare a sua “porta da misericórdia”, sem esquecer o sentido próprio. Em Roma, Papa Francisco também fará a abertura da Porta Santa da Basílica de São João de Latrão, nesta mesma data.
Outro ponto acordado é a criação de Jubileus específicos, como dos doentes, dos presos, da juventude e outros que ainda serão levados para a terceira reunião da comissão e aprovados.
A próxima reunião da comissão do Jubileu acontece no dia 27 de agosto, às 14h, na Cúria em Florianópolis.
O Ano Santo da Misericórdia foi proclamado pelo Papa Francisco para começar no dia 08 de dezembro de 2015 com término em 20 de novembro de 2016.