Em eventos, como espetáculos, sempre há o pedido: “Desliguem seus celulares”. Apesar do aviso, não é raro no meio da apresentação ouvir algum telefone tocando, o que causa desconforto. Também tem se tornado comum ouvir o celular tocando durante a Missa, com aquele que responde em alto e bom som: “Alô, estou na Missa”!
Aparelhos de celulares precisam ser desligados ou colocados no modo silencioso ao entrar na igreja, porque o barulho pode impedir você de acompanhar tranquilamente a Eucaristia, atrapalhar as outras pessoas e até o próprio padre.
Vale o conselho: desligue o celular na hora da Missa ou deixe no silencioso, ao entrar em uma igreja, e aproveite bem o momento para entrar em intimidade com Deus.
Lembre-se: Para falar com Deus não é preciso celular!
É muito bacana quando você vai à igreja acompanhado de familiares, colegas de trabalho, de faculdade ou de amigos. Porém, melhor ainda é você falar à meia voz quando entrar na casa de Deus. No momento das celebrações, permaneça de forma concentrada, penitente, orante, em atitude de louvor e gratidão a Deus e evite, assim, conversas paralelas.
Qual a melhor roupa para ir à Missa? Bom, da mesma forma que nos arrumamos para ir a um casamento, jantar da empresa que trabalho ou outra atividade importante, é bom nos preocuparmos se nossa roupa está adequada para ir à igreja.
É um local sagrado, importante para nossa fé, portanto ter bom senso e diligência ao entrar na casa de Deus é sempre necessário.
O professor Felipe Aquino explica que para cada tipo de ambiente, existe uma roupa específica. “Quando vamos à Igreja, vamos prestar culto a Deus. Sendo assim, a própria roupa que usamos já é sinal de nossa manifestação de louvor, de adoração, de respeito a Deus. Usar uma roupa digna de Deus, que o honre”, destacou.
O site Aleteia enumerou algumas sugestões sobre a forma de se portar na igreja:
– Manter uma oração fervorosa e nunca de má vontade
– Não perturbar os outros
– Acompanhar as orações com as devidas pausas, gestos e junto com os demais
– Não sentar-se reclinado para trás com os braços abertos como se estivesse num clube. Mesmo que você não acredite em nada do que está sendo dito, deve respeitar a crença dos demais e se portar de acordo
– Não fique passeando pela igreja para ver os monumentos e obras de arte enquanto estão ocorrendo as Missas. Muito meno ainda, dormir ou conversar como quem está ali só para aproveitar os bancos
– É mau costume se voltar para ver quem entra ou sai da igreja. A igreja é a casa de Deus e devemos aproveitar para falar com Ele
– Ceda sempre o lugar a um idoso.
Matéria publicada na Revista de Verão 2016, da Arquidiocese de Florianópolis, página 14.