Apesar de Florianópolis já ter cadastrado mais de 71% do seu eleitorado, 97.539 eleitores ainda não fizeram sua biometria no munícipio e podem ficar sem votar nas próximas eleições. O prazo para a realização do procedimento obrigatório vai até o dia 22 de março. Aqueles que não comparecerem nos postos de cadastramento terão seus títulos cancelados e ficarão sujeitos a sanções como suspensão do CPF e bloqueio da conta bancária.
Além disso, o eleitor que tiver seu título eleitoral cancelado fica impedido também de tirar passaporte, tomar posse em concurso público, renovar matrícula em instituição de ensino público e receber remuneração ou proventos decorrentes de cargo público.
Para realizar o cadastramento biométrico é preciso apresentar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e título de eleitor (se existente). Os homens maiores de 18 anos, no caso do primeiro alistamento, devem apresentar também quitação militar. Para os maiores de 70 anos, a biometria só é necessária se o idoso quiser continuar a exercer o direito de voto.
O horário de atendimento dos dois postos de atendimento de Florianópolis é das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira. Confira os endereços dos postos do munícipio:
Florianópolis:
- Central de Atendimento ao Eleitor – Av. Rio Branco, 797 – Centro.
- Posto de Atendimento – Rua Eng. Newton Valente da Costa, esquina com Rua Bulcão Viana – Centro, próximo Instituto Estadual
Blumenau, Joinville, Palhoça e São José também fazem o cadastramento biométrico. Entre no site do TRE e confira os endereços e horários: www.tre-sc.jus.br
Fonte: Assessoria de Imprensa do TRE/SC