Aconteceu neste mês de novembro, a Assembleia anual da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), que reuniu coordenadores de diversas Paróquias da Arquidiocese de Florianópolis, onde a mesma está implantada. O objetivo principal dessa assembleia foi avaliar a caminhada de 2017, para traçar estratégias de ações e delinear o planejamento das atividades do ano de 2018.
O Arcebispo Metropolitano, Dom Wilson Tadeu Jönck, scj, esteve presente e abordou a importância do fortalecimento da PPI, diante do incontestável envelhecimento populacional, como também, do espírito missionário a serviço da vida e da esperança aos mais necessitados.
Mas o ponto alto da assembleia foi a partilha – momento em que cada coordenador descreveu as ações da pastoral em sua paróquia, relatando as histórias de sucessos e os insucessos, conquistas e dificuldades. Todos os participantes ofereceram exemplos, contribuições e sugestões, enriquecendo-se mutuamente. Assim, em um passo coeso e harmônico, a Pastoral da Pessoa Idosa espera crescer, no próximo ano, aumentando em número e qualidade o acompanhamento que presta aos idosos, em especial, àqueles menos favorecidos ou excluídos socialmente.
Por Osvaldina Zucco Weber – coordenador arquidiocesana da PPI