Mais de 250 paroquianos estiveram em peregrinação neste final de semana, no Santuário de Aparecida, em São Paulo, para celebrar a conclusão do Ano Jubilar da Paróquia São Luís Gonzaga. Este mesmo movimento ocorreu em 2022, antecedendo a abertura das festividades dos 150 anos de fundação da paróquia e, agora, passados 12 meses, não faltam razões para agradecer.
“Com o mesmo espírito de alegria que nos moveu em peregrinação no ano passado, quando fomos até o Santuário Nacional para consagrar o Ano Jubilar, retornamos com 258 pessoas para agradecer a Deus, pela intercessão da Virgem Maria, por tudo aquilo que celebramos e ainda vamos celebrar ao longo desta semana de encerramento, até a próxima segunda-feira, dia 31, aniversário de 150 anos de fundação da nossa paróquia”, afirma o pároco, padre Diomar Romaniv.
A viagem, que partiu com seis ônibus, na tarde de quinta-feira, teve sua primeira parada no Santuário do Frei Galvão, primeiro santo brasileiro, em Guaratinguetá (SP). Lá, houve a celebração da missa e um momento de espiritualidade.
Na sexta-feira, por volta das 12h, os peregrinos chegaram ao Santuário de Aparecida onde, no fim da tarde, estiveram reunidos para a oração do Santo Terço no Caminho do Rosário. Já no sábado, às 14h, os brusquenses participaram da oração na Hora Mariana, transmitida ao vivo pela TV Aparecida. “Muitos dos nossos fiéis participaram conosco, também desde suas casas”, conta padre Diomar,
Por fim, no domingo, às 8h, houve a celebração da Missa, em espírito de comunhão com os demais peregrinos que lotaram o local.
Graça especial
“Além destes momentos comunitários, cada peregrino teve a oportunidade de fazer a sua experiência pessoal de visita e oração diante da imagem, pôde confessar e viver momentos devocionais. E nós, como padres, entregamos uma camiseta do Jubileu, agradecendo a Nossa Senhora tudo aquilo que celebramos desse Ano Jubilar, a história e a vida de cada um dos nossos paroquianos. Retornamos com o coração cheio de alegria, agraciados e abençoados por Deus e a intercessão da Virgem Maria”, expressa o pároco.
Segundo ele, a intenção é ressoar esse tempo de bênção em tudo que se faz na paróquia. “Deus seja louvado por mais essa iniciativa de evangelização, por cada um dos peregrinos que lá foram para apresentar as preces pela nossa paróquia e tantas intenções pessoais. Que Nossa Senhora Aparecida continue intercedendo por nós, por toda a nossa paróquia e cidade”, finaliza o pároco.