Festa terá intensa programação festiva e religiosa
A Paróquia dos Sagrados Corações de Barreiros, São José, promove desde o dia 21 até 26 de junho, a festa em honra aos Sagrados Corações e ao Divino Espírito Santo.
A programação iniciou no dia 16 de abril com as novenas e visitas da Bandeira do Divino nas comunidades, atividade que se estendeu até o dia 16 de junho.
No dia 19 de junho, no Instituto Kairós – Centro de Tratamento Recanto Silvestre, dirigido pelo Pe. Luiz Prim, em Biguaçu, foi realizado o Terço Mariano e a bênção do Divino Espírito Santo.
Na terça-feira, 20, os Grupos Bíblicos em Família realizaram a reflexão sobre os Sagrados Corações e a Festa do Divino.
No sábado, 24, ocorre o Cortejo Imperial, Missa Paroquial do Sagrado Coração de Maria e a Noite Italiana, jantar, música e apresentação do Grupo Italiano – Recordi Di Itália.
Já no domingo, dia 25, a programação se inicia com o Cortejo Imperial seguido da Missa Paroquial dos Sagrados Corações e do Divino Espírito Santo. Após a celebração será servido almoço paroquial, finalizando com a tarde cultural – Banda da Lapa e do Zé Pereira, música católica com Viviane Potier, apresentação da Dona Maricotinha e música.
A programação se encerra na segunda-feira, 26 de junho, com o Sopão do Divino Espírito Santo – Moradores de Rua, que será servido em toda a região de Barreiros.
O Pároco Pe. Alceoni Berkenbrok, os vigários Pe. Élcio e Pe. Prim, os Diáconos, o CPP e toda a comunidade paroquial convidam a todos para as festividades.
Serviço
Festa dos Sagrados Corações e do Divino Espírito Santo 2017
Data: 21 à 26 de junho de 2017
Local: Paróquia dos Sagrados Corações de Barreiros, São José, SC
Informações: (48) 3246-1249 – sagradoscoracoes.org.br
Programação
23| Junho | Sexta-feira
19h30 – Missa Paroquial do Sagrado Coração de Jesus.
Realidade: Sagrado Coração de Jesus
Local: Matriz dos Sagrados Corações
24 | Junho | Sábado
18h30 – Cortejo Imperial.
Local: Todas as comunidades
19h – Cortejo Imperial. Local: Todas as comunidades
19h – Missa paroquial do Sagrado Coração de Maria. Local: Matriz dos Sagrados Corações
21h – Noite Italiana, jantar, música e apresentação do Grupo Italiano – Recordi Di Itália.
Realidade: Sagrado Coração de Maria e do Divino Espírito Santo
Local: Salão Paroquial
25 | Junho | Domingo
09h – Cortejo Imperial.
Local: Todas as comunidades
09h30 – Missa paroquial dos Sagrados Corações e do Divino Espírito Santo. Local: Matriz dos Sagrados Corações
11h30 – Almoço paroquial. Local: Salão paroquial
12h – Banda da Lapa e do Zé Pereira
14h – Mùsica Católica com Viviane Potier
15h – Apresentação da Dona Maricotinha e música popular / Domingueira. Local: Salão Paroquial
Realidade: Sagrados Corações e do Divino Espírito Santo
Local: Salão Paroquial
26 | Junho | Segunda-feira
19h30 – Sopão do Divino Espírito Santo – Moradores de rua
Realidade: Abandono
Local: Região de Barreiros
Honras ao Sagrado Coração de Jesus e de Maria
O Papa João Paulo II, inspirado pelo Espírito Santo, falou diversas vezes sobre os Corações de Jesus e Maria, servindo-se inclusive de uma carinhosa e inesquecível expressão: “Aliança dos Dois Corações”. Esta aliança constitui uma União idealizada pelo Eterno Pai, objetivando alcançar o coração de todas as criaturas, para proteger, auxiliar e inspirar as pessoas, a fim de que tenham um santo e decidido desempenho no cumprimento de sua missão existencial.
A devoção ao Sagrado Coração do Redentor Unido ao Imaculado Coração de Sua Mãe e Nossa Mãe Santíssima, é um mistério profundo e fascinante, e com as festividades em honra aos Sagrados Corações, nossa paróquia quer tornar mais viva e conhecida a grandeza da bondade e a misericórdia Divina por toda humanidade atribuídas aos Sagrados Corações de Jesus e de Maria.
Sagrados Corações de Jesus e de Maria, escutai nossa oração. Amém.
Honras ao Divino Espírito Santo
A festa do Divino é uma manifestação popular, onde se une a espiritualidade e o folclore para agradecer ao Espírito Santo os dons e as graças recebidas.
O objetivo desta Festa é reviver e manter acesa a devoção e o amor de nosso povo ao Divino Espírito Santo que Jesus Cristo nos comunicou no dia do nosso Batismo.
A Festa é de agradecimento e alegria, expressos através da espiritualidade e da manifestação do folclore da região, preservado ao longo dos anos, através da união entre religiosidade e cultura popular. A mesma festeja o Pentecostes, que é a descida do Espírito Santo na forma de línguas de fogo sobre os apóstolos.
O Divino Espírito Santo é representado no símbolo da Pomba. Ele transmite o sentido de amor, pureza, paz, mansidão, bondade, vida nova. A Bandeira Vermelha é um outro símbolo do Divino Espírito Santo, ela é a bandeira de Deus e de Seu povo. Através dela a fé e a religiosidade são levadas por toda a cidade. Temos também o Fogo que simboliza a forma pela qual o Espírito Santo se manifestou aos apóstolos e à Virgem Maria no cenáculo e a Água que simboliza a pureza, a vida. O Espírito Santo é a “água viva” descida do céu para nos lavar e purificar.
A plenitude da ação do Espírito Santo nos corações dos fieis é representada em forma de Sete Dons: Sabedoria, Inteligência, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade e Temor de Deus.
Vinde, Espírito Santo, Enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor.