No domingo, 12 de fevereiro, aconteceu na Paróquia São Cristóvão, em Itajaí, a Missa da bênção de volta às aulas, presidida pelo pároco, Pe. Hélio Feuser. Foi ao final da celebração, para marcar o início do ano letivo, onde as crianças, os profissionais da educação e seus familiares recebem a bênção de Deus.
O objetivo é ir ao encontro das crianças nas escolas e ensinar valores cristãos. Fazer com que saibam que Deus criou para serem felizes, que Ele cuida de cada uma e devem ser agradecidas.
A Missa da bênção às aulas proporciona um encontro entre a Igreja, família e escola – onde as crianças passam a maior parte do tempo durante o ano -, e desperta a comunhão entre elas não apenas na teoria, mas na prática e no convívio social. Também resgata o valor da família.
A origem dessa bênção se baseia na tradição já existente em algumas dioceses da Itália, quando os estudantes se encontram com o Papa. A iniciativa surgiu com o Papa Bento XVI de se reunir todos os anos, em setembro, em um encontro já tradicional com os estudantes europeus que chegavam com suas mochilas e no final recebiam a bênção.
O que se carrega na mochila?
A mochila representa tudo o que se carrega para a escola, podem ser coisas boas ou más, vai depender de cada um. Além dos materiais escolares carregam atitudes e valores do dia a dia. Jesus ensinou o caminho que leva ao céu, Ele é o próprio caminho!
Mas há milhares de crianças que nascem e crescem sem conhecer Deus. Elas são amadas por Deus e precisam saber disso!
As 48 crianças que foram pedir essa bênção, sentiram como é diferente começar o ano deste jeito.
Essa foi uma iniciativa da Renovação Carismática Católica (RCC), mas pode ser feita também por você! Converse com o padre de sua Paróquia para realizá-la também.
Por Amanda da Cunha Buttchevits
Coordenadora do Ministério das Crianças da Forania de Itajaí