Terminou na manhã de quinta-feira, 03 de setembro, o IV Congresso Teológico da Faculdade Católico de Santa Catarina (FACASC). O evento iniciou no dia 31 de agosto e teve como tema “Família e Evangelização”.
Na conferência de abertura, o casal João Bosco e Aparecida Lugnani, de Pinhais, no Paraná, abordaram “a teologia do matrimônio e da família: do Vaticano II aos nossos dias”.
“Família em segunda união, misericórdia e verdade” foi o tema da reflexão da manhã do terceiro dia do Congresso Teológico, tratado pelo presbítero Wladimir Porreca, da Diocese de São João da Boa Vista, e assessor da Comissão Episcopal para Vida e Família.
Outros temas foram debatidos, como o “matrimônio e segundas núpcias” e “os desafios da evangelização no mundo da família”.
O Bispo de Camaçari, na Bahia, Dom João Carlos Petrini, proferiu a palestra de encerramento no dia 03. Dom Petrini presidiu a Comissão para a Vida e a Família da CNBB no período de 2011 a 2015. É doutor em Ciências Políticas pela Pontifícia Universidade Católica (SP) e coordena o programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea da Universidade Católica de Salvador (UCSal). Atualmente é diretor do Pontifício do João Paulo II para estudos sobre Matrimônio e Família – Salvador (BA).
Na FACASC ele explicou, entre outros assuntos, sobre a ruptura do entrelaçamento entre amor, sexualidade e procriação:
Papa Francisco enviou uma carta nesta semana, ao Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização e responsável pela organização do Jubileu da Misericórdia, Arcebispo Rino Fisichella. Nela, o Papa afirma, entre outras coisas, que concedeu a todos os padres, para o Ano Jubilar, absorverem o pecado do aborto.
O Bispo da Diocese baiana comentou esta declaração do Sumo Pontífice:
a
O último tema da entrevista que o Bispo Dom Petrini concedeu à Assessoria de Imprensa, na residência episcopal da Arcebispo em Florianópolis, foi sobre o Sínodo das Famílias. Será realizado de 04 a 25 de outubro. Dom Petrini foi eleito o 2º membro da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), para a 14ª Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a Família, durante a 53ª Assembleia Geral, em Aparecida (SP).
A beleza do amor humano vivido em Cristo está entre as pautas deste Sínodo que Dom Petrini participará, no Vaticano: