A Faculdade Católica de Santa Catarina (FACASC) realiza no dia 19 de março, a Jornada Pastoral sobre a Campanha da Fraternidade 2015. Todo o dia letivo da instituição será voltado sobre a temática da Campanha: “Fraternidade: Igreja e Sociedade”.
O evento terá início às 07h30 com a Missa em ação de graças pelo dia do Patrono da Igreja, São José; o aniversário de criação da Arquidiocese de Florianópolis e os dois anos do início solene do pontificado do Papa Francisco.
Após a celebração, a jornada sobre a CF 2015 será dividida em três momentos: ver, julgar e agir.
O primeiro, o ver, será abordado pelo Pe. Dr. Vilmar Adelino Vicente com a apresentação do tema a partir da realidade social e a relação da Igreja e sociedade.
Sobre a perspectiva teológica, o Pe. Dr. Vitor Feller apresentará o julgar, uma visão da sociedade a luz da Palavra de Deus.
Para o momento agir, a FACASC convidou o sociólogo Fernando Anísio Batista, coordenador da Ação Social Arquidiocesana (ASA). Ele vai apresentar como a CF 2015 pode ser vivenciada no cotidiano.
A partir do que foi apresentado nestes três momentos será aberto o debate com os palestrantes, eles irão responder as perguntas dos participantes da jornada.
Todos os anos a Campanha da Fraternidade é trabalhada na FACASC com a realização de uma jornada sobre o tema abordado. De acordo com o coordenador do curso de bacharelado em Teologia, Prof. Vilmar Dal Bo, o evento tem como objetivo “aprofundar a temática da campanha em âmbito teológico e fazer uma releitura de como ela ecoa dentro da vida acadêmica e da sociedade”.
Para o professor, o tema da Campanha deste ano chama a atenção da Igreja para o debate de conjuntura atual da sociedade. “É um momento de nós aprofundarmos a encarnação do Verbo, o mistério da revelação e compreendermos o cristianismo feito cultura – sociedade”, destacou Dal Bo. Ele ainda acrescentou que a Campanha da Fraternidade “nos ajuda a perceber que a Igreja está no mundo e faz parte da construção de uma sociedade de ordem, paz e justiça”.