Palavra do Arcebispo: Jubileu e Ecologia

>
>
Palavra do Arcebispo: Jubileu e Ecologia

Na Bula de convocação para o Jubileu de 2025, o Papa Francisco, entre as atividades para celebrar o Jubileu, recomenda que se multipliquem iniciativas em favor da ecologia. Significa que, ao lado de atividades de cunho mais espiritual como: peregrinação, retiros, confissão, perdão, indulgência, obras de caridade… o Papa tem o desejo de que a celebração do Jubileu deixe uma marca no ambiente em que vivemos, tanto na vida das pessoas quanto no mundo que nos cerca.

Há muitos sinais de destruição, de descuido com a natureza ao nosso redor. Um tanto se deve a uma mentalidade que se tinha no passado. Agredia-se a natureza para desfrutar o que ela oferecia e para buscar um lugar onde morar. O que não era usado se jogava fora em qualquer lugar, muitas vezes nos rios. Não se cuidava muito do solo, o que interessava era usufruir. O Jubileu
é uma oportunidade para olharmos para o nosso mundo e aprendermos um modo diferente de nos relacionar com o meio ambiente. Um exemplo é o que fazer com o lixo que produzimos.

Fica aqui a chamada para que, neste ano jubilar, se organize em nossas comunidades e nas pastorais, atividades que tornem o ambiente mais aprazível. A vivência da fé deve se refletir na construção de um mundo melhor, tanto física quanto humanamente.

A Campanha da Fraternidade de 2025 vem ao encontro do que está sendo apresentado. O tema é “Fraternidade e Ecologia Integral”. Há uma conexão inseparável entre a nossa fé e a busca incessante dos valores que constroem a harmonia entre o ambiente e a vida humana que se desenvolve nele. A mudança de vida que vem pela ecologia integral acontecerá com a conversão pessoal e se estenderá em gestos e cuidados com o outro e a natureza.

A “Laudato Si” mostra que a Ecologia Integral é constituída de vários elementos que agem de forma interligada. A ecologia ambiental apresenta a relação dos organismos vivos com o ambiente. A ecologia social diz respeito aos grupos organizados que defendem o meio ambiente e a qualidade de vida. A ecologia cultural dá atenção ao que a humanidade e os diferentes grupos foram construindo. Há ainda a ecologia do cotidiano. Diz respeito ao planejamento urbano, a criação dos espaços de convivência, moradia e transporte. A Ecologia Integral é também espiritual. Deus criou tudo com amor. Todos os elementos são bons e se orientam para a salvação dos seres humanos e todas as criaturas. A existência humana se baseia sobre a relação de três elementos fundamentais: com Deus, entre os seres humanos e com a terra.

Palavra do arcebispo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA