No dia 25 de novembro, a Arquidiocese de Florianópolis celebra a sua padroeira: Santa Catarina de Alexandria. Além da Catedral, uma paróquia, uma igreja (do Colégio Catarinense) e sete comunidades são dedicadas à padroeira do Estado.
A Catedral, que concentra as festividades na Grande Florianópolis, inicia a programação no dia 16, com as novenas em preparação com missas diárias, sob a coordenação de paróquias da cidade. Na segunda-feira, memória da padroeira do Estado, da Arquidiocese e da Ilha, a missa dos devotos às 12h15; às 15h, a missa solene presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ, seguida de procissão pelas ruas centrais e históricas da capital; e às 18h15, a missa dos estudantes presidida por Dom Onécimo Alberton, Bispo Auxiliar de Florianópolis.
Ainda em Florianópolis, a Igreja Santa Catarina de Alexandria, no Colégio Catarinense, mantém a tradição de atividades festivas à sua padroeira. Neste ano, será realizado o tríduo com início no dia 20 de novembro, quarta-feira, às 19h, com missa e benção dos idosos e enfermos. Na quinta-feira, a missa acontece às 19h com a Iniciação à Vida Cristã. As Vésperas da Liturgia das Horas abrem as atividades da sexta-feira às 18h30, seguida de missa. No dia 23 de novembro, a procissão saí às 18h da Gruta Nossa Senhora de Lourdes e às 18h30 a missa solene em honra à padroeira.
Em Brusque, a Paróquia Santa Catarina de Alexandria, no bairro Dom Joaquim, recebe os devotos da padroeira com missas votivas nos dias 24 e 25 de novembro, às 10h e às 19h respectivamente.
Saiba mais sobre a história da padroeira:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Catedral Metrop. Florianópolis (@catedralfloripa)