Entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, no Santuário Nacional de Nossa Aparecida, em Aparecida (SP), foi realizada a Romaria Nacional de Catequistas. Promovido pela Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, o evento reuniu 3.350 inscritos, com momentos de formação e celebração com o objetivo de alinhar a Catequese no Brasil à proposta de uma Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã, inspirada pelo catecumenato. A Arquidiocese de Florianópolis marcou presença com mais de 50 catequistas entre os quase 500 das dioceses catarinenses no encontro.
Na celebração de abertura, houve a renovação das promessas batismais. O primeiro dia foi marcado por conferências que abordaram as temáticas “Olhar a realidade e os sinais dos tempos” e “ABC da Iniciação à Vida Cristã”, com reflexões sobre o Querigma e o Catecumenato.
No segundo dia, 31 de agosto, o encontro começou com a leitura orante da Palavra e uma conferência sobre “Purificação e Iluminação”. Houve também uma celebração penitencial e, durante a tarde, uma conferência sobre “Mistagogia”, além de partilhas sobre experiências de IVC pelo Brasil. O dia terminou com um terço luminoso em direção à Basílica.
No último dia, 1º de setembro, a programação contou com uma conferência sobre “Catequese, Mídias Digitais e Inteligência Artificial”, além de apresentações de projetos comuns para a Igreja no Brasil focados na Iniciação à Vida Cristã. A Romaria encerrou-se com a missa de abertura do Mês da Bíblia, cujo lema deste ano é “Porei em vós meu espírito, e vivereis”, com reflexões sobre o Livro de Ezequiel para as comunidades de todo o Brasil.
Texto: CNBB Sul 4