Durante a 56ª Assembleia Regional de Pastoral, do Regional Sul 4 da Conferência Nacional do Bispos do Brasil (CNBB), realizada em Rio do Oeste/SC entre os dias 23 e 24 de agosto, com a presença dos 11 bispos da CNBB Sul 4, além de padres, religiosos, religiosas, e leigos e leigas de toda Santa Catarina, emitiu-se uma carta aberta aos eleitores e candidatos das próximas eleições municipais de 2024.
Com base em ensinamentos da Doutrina Social da Igreja e inspirados por documentos como Fratelli Tutti e Laudato Si’, os participantes da Assembleia destacaram a importância da participação democrática, exortando os eleitores a escolherem candidatos que defendam a vida desde a concepção até seu fim natural e que promovam políticas públicas justas e inclusivas.
A carta enfatiza a necessidade de eleger representantes comprometidos com a superação das desigualdades sociais e com a preservação do meio ambiente, especialmente em um contexto de crise climática. Além disso, a carta alerta contra a corrupção e a polarização política, defendendo uma atuação política baseada em honestidade, justiça e fraternidade.
Por fim, a mensagem convoca os fiéis a buscarem discernimento espiritual ao escolherem seus representantes, pedindo a intercessão da Virgem Maria e de Santa Catarina de Alexandria, padroeira do Estado, para que o Espírito Santo ilumine o processo eleitoral e inspire escolhas que contribuam para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.
A carta foi aprovada pelos participantes.
Confira a Carta na íntegra: