Passo a apresentar alguns parágrafos sobre a esperança. A primeira coisa é dizer que a esperança como virtude não é criada pelo ser humano, é criada por Deus. Ela é uma virtude teologal. Tem como seu objetivo o próprio Deus. Ela predispõe o ser humano a agir segundo o desígnio do criador. A esperança leva a concretizar as inspirações do próprio Deus. Traz para o presente aquilo que é reservado para o futuro junto de Deus.
Há uma relação muito próxima da esperança com a fé. A fé leva a crer em Deus, a conhecer a Deus e seu imenso amor pelo ser humano. Mostra como Deus preparou a salvação ao longo da história. A esperança, por sua vez, faz com que todas as coisas da vida e do mundo sejam colocadas nos seus devidos lugares. Ela oferece a meta para onde o ser humano deve direcionar a sua vida.
Convém observar que a esperança não é uma atitude passiva, como quem recebe algo, é uma certeza sobre onde pousar o seu olhar, onde colocar o foco da sua atenção e atividade. Diz o Salmo 121: “Olho para os montes, de onde virá o meu socorro”. Não virá de modo nenhum do mundo ou dos homens. “O meu socorro virá do nome do Senhor que fez o céu e a terra.”
A esperança faz ver o mundo com outros olhos. Coloca a vida material na perspectiva da eternidade. Leva a intensificar o contato com Deus na vida presente. Vive a esperança quem não persegue as glórias, os títulos e as honras do mundo, mas caminha rumo à santidade de vida. A esperança faz crescer a disposição do ser humano em ajudar, em viver para o outro, em consolar.
Com frequência, falamos de esperança relacionada a momentos de dificuldade na vida. A esperança faz encontrar luz no meio do escuro dos desafios e das situações de futuro incerto. Não esmorece mesmo quando surgem as injustiças. Ela produz a certeza de que Deus não abandona o seu humano quando enfrenta provações. A esperança nasce da promessa da ressurreição de Cristo, leva a crer na vida sobrenatural e não só na experiência humana de que pode tudo. Não é só um vago sentimento de confiança, mas uma convicção profunda baseada na fé em Deus.
