O texto de Mt 7,24-27 permite aprofundar a reflexão sobre a vida como vocação. A palavra do Evangelho diz que a vida é como construir uma casa. A construção é uma questão de sabedoria e o segredo está na escolha do fundamento. A pessoa sensata constrói sobre a rocha, já a insensata edifica sobre a areia. A verificação se dá quando aparecerem as chuvas, as tempestades, os ventos e as enchentes.
No centro da vida vocacional há um chamado a participar na obra de Deus. O sábio descobre que para responder ao chamado deve colocar Cristo como fundamento da própria vida. Quem constrói sem a presença de Deus acabará por distorcer a realidade. É comum sonhar uma vida cristã sem tempestade, sem chuva, sem enchente. São ela porém que provam a autenticidade da vida vocacional. O passo fundamental na caminhada vocacional é assumir a cruz. A cruz é redentora.
Hoje procura-se, com frequência, viver a vocação livrando-se da cruz. É caminho certo para o fracasso. Explica boa parte dos casamentos fracassados de das opções vocacionais que param no meio do caminho. Procura-se uma vida edílica, livre de toda dificuldade. O segredo é aprender a enfrentar as próprias limitações e as dificuldades que aparecem. Também na vida dos sacerdotes pode acontecer de sonhar com uma vida de glória, de sucesso, tranquila. Para o padre, igualmente, o segredo é assumir a cruz como Cristo.
A sabedoria ensina que participar da obra criadora de Deus implica em adquirir os mesmos propósitos e os mesmos sentimentos de Cristo. O discípulo de Cristo aprende a realizar as obras de Cristo. As ações de Cristo sempre geram vida. Trazem, igualmente, dignidade para a própria pessoa e gera dignidade na vida dos outros. As obras do cristão constroem uma sociedade sadia e cuidam do ambiente. O compromisso matrimonial se expressa na fidelidade “na saúde e na doença, na alegria e na tristeza em todos os dias da vida”.
Que o ano vocacional possa ser uma ocasião para fazer um discernimento sobre o que é insensatez e o que é sabedoria na construção da vida.
Wilson Tadeu Jönck