Comunicamos o falecimento do Pe. Pedro Martendal, vigário paroquial da Catedral Metropolitana de Florianópolis, na noite deste domingo, dia 12 de novembro de 2023. Desde março deste ano, o amado sacerdote residia no Asilo São Joaquim, para cuidados de saúde e relativos à idade.
O velório será a partir das 8h30 na Catedral, no centro de Florianópolis, com celebração de uma missa às 10h. Em seguida o corpo será transladado para a Igreja Matriz da Paróquia São João Evangelista, no centro de Biguaçu, cidade natal do Padre Pedro. A missa de exéquias será às 16h e, em seguida, o sepultamento no Cemitério São João Evangelista, no bairro Fundos.

Um vida com muitos frutos
Pe. Pedro Adolino Martendal é um exemplo a ser seguido, tanto por aqueles que querem ser padres ou simplesmente viver uma vida que tem Cristo em seu centro.
Nasceu na cidade de Biguaçu, na Grande Florianópolis, em 16 de julho de 1939. Sua ordenação presbiteral foi dia 4 de julho de 1965.
Seu primeiro trabalho pastoral foi o de coadjutor da Paróquia Nossa Senhora do Desterro – Catedral de Florianópolis de 1966 a 1992, quado assumiu o encargo de Diretor Espiritual do Seminário de Teologia. Em 1993 foi designado Vigário Paroquial da Paróquia São João Evangelista, Biguaçu. No mesmo ano assumiu como confessor adjunto do Carmelo Cristo Redentor, Picadas do Sul, em São José.
Foi chamado a ser Diretor Espiritual do Comissio da Legião de Maria que compreende a Grande Florianópolis e, desde 2008, é Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Desterro. Desde 2010 é o Diretor Espiritual no Seminário Menor Metropolitano Nossa Senhora de Lourdes, no Propedêutico Mons. Valentim Loch e no Teológico Convívio Emaús.
Entre as atividades que realizou estão a criação e acompanhamento do Movimento Pólen, que celebrou 50 anos em 2021, e da Comunidade Mãe Peregrina.
11 respostas
Com certeza um grande evangelizador! Tive o prazer de conhece-lo nos anos 60, quanto da minha primeira comunhão na igreja do Rosário e Catedral Metropolitana!
Um Santo Homem! Minha gratidão!
Que tenha o merecido descanso na Paz de Cristo!
Nosso sentimento de pesar pela perda da presença fisica de Pe. Pedro Martendal entre nós.
Batizou nossa 3ª filha AMANDA, em 12/abr/1987, na Catedral de Florianópolis. Ela veio a falecer com 6 meses, no mês de outubro/87.
O temos como um “santo” em vida !!
“DAI-LHE SENHOR, O DESCANSO ETERNO, E QUE A LUZ PERPÉTUA O ILUMINE!”
A Igreja perde um grande homem, exemplo de sacerdote. O céu, ganha um novo santo.
Será lembrado para sempre pela fidelidade e amor ao Pai, e por sua bondade.
Após Minha conversão, minha primeira confissão foi com ele na catedral.
Excelente padre e confessor.
Que o bom Jesus o receba em seu Reino!
A igreja perde um grande confessor e um santo padre.
Que Deus o tenha.
Um grande homem de Deus, evangelizava com a vida , com sorisso sempre, alegria e simplicidade …sempre acolhia a todos que se aproximava dele com sabedoria sempre exortando a viver o amor e o perdão…tinha muitas qualidades e dons …um zeloso Pastor de almas ..Rogamos a Trindade Santa o receba na gloria eterna que Ele tanto proclamou com sua vida ! Não o perdemos …no Céu ganhamos um intercessor ….rezei por Ele e agradeci ao Senhor pelo grande dádiva nos ter concedido por longo tempo entre nós Pe Pedro…..Descanse em Paz junto aos Anjos e Santos !
Evangelizou com sua vida.
Um homem Santo. Dedicou a vida ao sacerdócio e por onde passou deixou um legado Fé, evangelização, amorosidade, perdão, brandura de coração, sabedoria, mansidão e Amor ao Pai. Marcou a vida de muitos, dando amparo e consolo em momentos de dor ✨ Deus o receba na Glória 🙏🏻
Quando minha mãe faleceu, em 1966, eu tinha dois anos e quatro meses. Ela então, já sabendo do diagnóstico, pediu ao padre Pedro Martendal para cuidar do Joãozinho (eu)
Como morávamos perto da catedral, na praça XV de novembro número 15, padre Pedro cumpriu a promessa. Sou grato a esse santo padre. Estudei, me formei em jornalismo, trabalhei nos grandes jornais e passei em concurso público. Minha vida religiosa foi feita com a benção do padre Pedro Martendal
Muito obrigado, padre Pedro Martendal !!!
Meu professor de religião na Escola Técnica Federal de Santa Catarina nos anos 80. Um grande educador. Pessoa maravilhosa. Cerat vez, uma professora de biologia me perguntou se o Pe Pedro Martendal, foi meu professsor. Eu respondi que sim. Ela me disse “Então você já esteve ao lado de um santo”
Meu professor de religião na Escola Técnica Federal de Santa Catarina nos anos 80. Um grande educador. Pessoa maravilhosa. Certa vez, uma professora de biologia me perguntou se o Pe Pedro Martendal foi meu professsor. Eu respondi que sim. Ela me disse “Então você já esteve ao lado de um santo”