Já faz mais de um mês que o “coronavírus” botou a nossa vida de pernas para o ar. Tudo mudou. O que estava programado não mais acontecia. Fomos convencidos a permanecer dentro de casa. De repente, estávamos impedidos de fazer aquelas coisas que preenchiam o nosso dia.
Mas tudo na vida tem dois lados. Este momento, também, oferece condições de viver a vida de um outro modo. Não podemos sair de casa e ficamos impedidos de fazer as nossas coisas do dia a dia. Mas estamos vivos e podemos fazer outras tantas coisas dentro de casa e que são importantes para nossa vida.
A vida ensina que quando as situações apertam, devemos nos concentrar nas coisas mais importantes. Por exemplo, é preciso providenciar o alimento, tomar cuidado para não ficar doente. Uma das coisas importantes é o nosso relacionamento com Deus. Já que não se pode ir à igreja, deve-se procurar rezar em casa. É uma boa oportunidade para os pais e os filhos se reunirem e rezar.
Prezado(a)s catequistas – Aproveito a ocasião para agradecer o grande trabalho que realizam. A catequese é uma atividade fundamental, não só na vida das crianças e dos jovens, mas na vida de toda a comunidade
Tem chegado notícia do grande esforço que estão fazendo para manter contato com os catequizandos, usando as redes sociais e outros meios. E as novas gerações entendem bastante do uso deste aparelhinho chamado celular. Aproveito para incentivar que mantenham este contato. É bom que as catequizandos desenvolvam alguma atividade.
É compreensível que estejam apreensivo(a)s porque não se pode fixar a data das primeiras comunhões e das crismas. Pediria que não se angustiassem com esta situação. As crismas e primeiras comunhões acontecerão quando for possível. Em todo caso, mais importante que a data do calendário é que a presença de Jesus na vida de cada um. Devemos invocar a presença de Jesus em todas as situações da nossa vida, mesmo nestes tempos de pandemia.
Prezadas crianças que se prepararam para fazer a primeira Eucaristia. Posso imaginar que ficaram decepcionadas pelo fato de não poderem receber a primeira Eucaristia perto da Páscoa, como tinha sido preparado. Gostaria de dizer uma palavra para vocês. Reservem, todos os dias, um tempo para rezar. Neste momento você vai dizer a Jesus, quanto você O ama. E quanto você deseja recebê-lo. Vai dizer a Jesus que quer viver este momento com o mesmo espírito que Jesus viveu na subida do Monte Calvário, onde foi crucificado. Queremos aprender a sofrer como Jesus sofreu.
E não esqueça de fazer uma oração pelos seus pais e todos os membros da sua família. Reze também por aqueles que estão doentes desta pandemia, também pelas famílias onde morreu um dos membros com o “corona vírus.” Faça uma oração por aquelas pessoas que estão se dedicando para cuidar dos que estão doentes – os médicos, os enfermeiros, aqueles que se dedicam a socorrer os necessitados.
Gostaria de pedir a vocês, crianças, que mantenham contato com seus catequistas. Pode ser pelo celular. É bom que vocês façam alguma atividade em casa, durante este tempo. Neste período de pandemia, em que espera o dia da sua primeira comunhão, diga a Jesus, todos os dias, o quanto você deseja que Ele faça parte da sua vida.
Caros jovens que se prepararam para fazer a crisma. O dia da crisma estava marcado e teve que ser adiado. Como veem, há acontecimentos em nossa vida que fogem do nosso controle. Faz parte da vida aprender a administrar estes momentos. Peço que você desenvolva alguma atividade de vida cristã, enquanto não passe essa pandemia. É bom que você mantenha contato com seu catequista. Com a crisma o jovem assume a responsabilidade pela sua vida de fé. É bom que durante este tempo de distanciamento social você comece a desenvolver alguma atividade espiritual que depois passe a fazer parte da sua vida toda. Nas situações de dificuldades é que aparece o que há de mais precioso na vida do ser humano.
Meus caros pais dos catequizandos, especialmente vocês que têm um jovem para fazer a crisma ou com o dia da primeira comunhão do(a) filho(a) marcado e que agora teve que ser adiado. São momentos marcantes na vida do catequizando e para toda a família. É bom que seja um dia para ser lembrado pela presença de Cristo na vida deles.
Quero agradecer todo o apoio que vocês, pais, têm dado à caminhada da catequese nas comunidades. O(a)s catequistas têm feito frequentes referências positivas sobre a presença e participação dos pais na catequese dos filhos. Sou agradecido por esse esforço. Tenho certeza de que todo esforço para que seu filho seja grande amigo de Cristo se reverterá em bênçãos sobre o casal e toda a família.
A pandemia impede de ir até a Igreja para celebrar. É tempo de reforçar a prática da oração em casa. O Evangelho diz que onde dois ou mais se reunirem em seu nome Ele estará no meio deles. Na união da família em torno da pessoa de Cristo se renova e fortalece a fé. E quando o tempo de quarentena terminar, haveremos de nos reunir todos na nossa igreja e celebrar a primeira comunhão das nossas crianças e a crisma dos nossos jovens.
Deus os abençoe!
Florianópolis, 30 de abril de 2020.
Dom Wilson Tadeu Jönck – Arcebispo Metropolitano de Florianópolis
25 respostas
AGRADEÇO as palavras de incentivo e fé. Momento de amar mais, ouvir mais , silenciar mais e abençoar sempre…
Muito obrigado pela força e nos deixar bem.informado
Boa noite !!sua benção Dom Wilson!!aguardaremos ansiosos pela normalidade de nossas atividades!! Enquanto isso rezamos em casa diariamente acompanhando pelas redes sociais !!O que não nos falta é celebração ,terços e momentos de oração para acompanhar!!Louvo a Deus pela nossa igreja e nossos sacerdotes e pastores pela incansável luta para cuidar do seu rebanho!!Deus seja louvado para sempre!!Abraco fraterno Dom Wilson !!!
Como é Bom receber um recado do nosso pastor, neste tempo de aflição. Obrigada Dom Wilson, que Deus o Abençoe.
Belas palavras, e sei que realmente Deus está conosco. 🙏🏻🙏🏻🙏🏻 E comunhão sem os avós tão amados e que tanto incentivaram este momento especial, não presentes nunca seria a mesmo.
Esperaremos o tempo que for preciso.🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Agradeço o apreço que o Senhor bisto tem por todos nós envolvidos de coração com os sacramentos de nossa mãe Igreja preparando assim os jovens, crianças e até os pais a renovar seus votos de fidelidade e amor a Deus. Com certeza tudo dará certo e vamos catequizar com muito mais responsabilidade, amor e dedicação. Um abraço senhor Bispo Dom Wilson
É gratificante receber essas palavras do Bispo.
Parabéns a todas e todos catequistas e em especial pra Bete da comunudade Santa Filomena, de São José
Boa noite.
Belas palavras sei que a igreja pensa muito nas pessoas.
Sei que as mães e os catequistas iram adorar estas pelas palavras
Muito obrigado.
Sou da paróquia Santa Terezinha no município de Brusque.
Que Deus abençoe todos vocês.
Obrigada pelas palavras de conforto Dom Wilson.Sou mãe de duas catequistas e de uma catequizanda de crisma.Sei dos esforços delas para continuar levando a palavra de Deus a esses jovens e crianças através das redes sociais e tenho certeza que as bênçãos divinas já estão presentes em nossa casa desde o dia que elas responderam sim a evangelização. Deus lhe abençoe.
Obrigado Dom Wilson, ficamos imensamente felizes com está carta, nos alegra neste tempo de isolamento e em ficar longe dos nossos catequizandos e famílias, mas na certeza de que tudo vai terminar bem. A experiência da catequese neste formato e o desafio em usar de um meio ( internet) até pouco tempo frio para aquecer corações e levar animo e esperança de dias melhores. As experiências são maravilhosas. Muito obrigado.
Paz e Bem.
Uma mensagem de esclarecimento e como devemos nos moldar sim a um novo método de ensino e seguindo os ensinamentos de jesus Cristo…Nosso Pastor Dom wilson obrigada por suas palavras de carinho para conosco todos e todas as os catequistas de nossa diocese…como catequista só tenho agradece suas palavras
Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem
Comunidade Senhor Bom jesus
Catequista de IVC.
Obrigada aos nossos pastores Frei joao Nilson
Frei Alexandre
Frei Edimar
Obrigada pelas lindas palavras dom Wilson es Ramos em oração para tudo isso passar …
Boa noite. E com relação aos batismos estou bem angustia por não poder batizar me bebê Gostaria de saber se não tem como liberar os batismos, como são menos quantidades de pessoas. 🙏🙏🙏
Olá! Entre em contato com o seu pároco para ver essa possibilidade.
Boa noite Dom Wilson. Obrigada pelas lindas e abençoadas palavras. Que Deus ilumine seu caminho e nos abençoe sempre. Estamos todos bem por aqui. Graças a Deus. Esperamos com fé que tudo isso passe rápido para voltarmos a frequentar a Igreja e a catequese. Deus seja louvado. Amém.
Neste tempo difícil só nos resta a união e rezar.
Obrigado da Wilson Que Deus abençoe que Nossa Senhora cubra com seu manto sagrado
Neste momento tão difícil, vendo tantas pessoas contaminadas pelo cov.19. Principalmente as pessoas que estão no trabalho de frente da ária da saúde.Corajosamente.
Deus abençoe a todos envolvidos nessa luta a favor da vida.
Bom dia D.Wilson. Obrigada pela força e atenção. PAZ E BÊNÇÃOS!
Achei muito legal nosso bispo que é nosso pastor se preocupar com as crianças , jovens , pais , os catequistas .porque se esse tempo for mais que esperamos , tudo vai desmoronando Até a nossa fé. Temos que ser criativos Os sacramentos são nossa força . Com menos pessoas mas …
Muito legal essa preocupacao de vcs com os jovens essa mensagem e muito linda e nos ajuda a pensar sou da areia de ris tenho asma e tenho hipertensão entao gostaria de ver se nao tinha como fazer uma misa uma vez por semana ou uma leitura online
Obrigada Dom Wilson, pelo carinho com a Catequese, com os Catequistas, com as famílias dos Catequizandos e as famílias dos Crismandos, realmente nossa caminhada não parou, os Catequistas continuam suas atividades com as crianças e jovens, envolvendo as famílias, que participam ativamente, é emocionante a dedicação dos Catequistas, das crianças, jovens e dos pais! Vamos seguindo até que possamos Celebrar os Sacramentos da Eucaristia e da Crisma. Que Deus nos abençoe! Eliana Grumiche, Coordenação da Capelania Militar Cristo Rei.
Obrigada Dom Vilson.
Amei a sua carta!
Sua sensibilidade com o nosso trabalho.
somos catequistas em qualquer lugar ,na igreja, na nossa rua , em nossas casas.
Evangelizar sempre…!
É Nossa missão.
Enfrentamos desafios. Não são fáceis, ser cristãos nos dias de hoje.
E fazer a nossa parte no que diz respeito as medidas ao distanciamento social.
E pedir a Deus para que tenha misericórdia de nós.
Aos outros dou o direito de ser como são. A mim, dou o dever de ser cada dia melhor
Catequista da Paróquia Nossa Senhora da Lapa.
Fraterno abraço ❤️
Obg que Deus abençoe,e essa epedemia acabe que nós possamos voutar ter nossa vida normal
Sou catequista de adultos.Estamos fazendo encontros semanais utilizando o Hangouts. Tem sido de grande proveito nossa catequese
.Esperamos crescer em fé e humildade buscando sempre .mais a vivência do Evangelho