No dia 6 de maio, às 16h, será celebrada a missa de beatificação do primeiro bispo do Uruguai, Dom Jacinto Vera. A celebração será presidida pelo Cardeal de Brasília, Dom Paulo Cezar da Costa.
Falecido em 1881, aos 68 anos de idade, nasceu a bordo de um navio em águas catarinenses. Seus pais, espanhóis, viajavam para Montevidéu. Como o navio em que estavam precisou atracar na capital de Santa Catarina, o garoto foi batizado na Catedral de Florianópolis no dia 2 de agosto de 1813. Embora não tenha voltado a essa cidade, Dom Jacinto nunca se esqueceu da igreja em que foi batizado, tanto assim que doou sua cadeira episcopal à nossa Catedral.
Por essa ligação com a Arquidiocese de Florianópolis, uma pequena comitiva liderada pelo Arcebispo, Dom Wilson Tadeu Jönck, SCJ estará presente na celebração: o pároco e cura da Catedral, Pe. David Antônio Coelho; o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Lapa, do Ribeirão da Ilha, Pe. Vânio da Silva; e o vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Coqueiros, Pe. Pedro Koehler.
Clique aqui e leia também o artigo do Arcebispo Emérito de São Salvador da Bahia, Dom Murilo S. R. Krieger, sobre Dom Jacinto Vera.