Coletiva de Imprensa apresenta Campanha da Fraternidade 2025

>
>
Coletiva de Imprensa apresenta Campanha da Fraternidade 2025

A Arquidiocese de Florianópolis realizou, nesta Quarta-feira de Cinzas (05), a apresentação da Campanha da Fraternidade 2025, com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral”. O evento aconteceu na Cúria Metropolitana e contou com a participação do Arcebispo Metropolitano, Dom Wilson Tadeu Jönck, além de representantes da Igreja Católica e da sociedade civil.

Inspirada na Carta Encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, que completa 10 anos em 2025, e na Exortação Apostólica Laudate Deum, a campanha também faz referência aos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas, de São Francisco de Assis. A iniciativa reforça o compromisso com o cuidado da “Casa Comum”, alinhando-se a eventos como a COP 30, que será realizada em Belém (PA), e às diretrizes da Rede Eclesial PanAmazônica (REPAM).

Durante a coletiva, Dom Wilson enfatizou que a proposta vai além da preservação ambiental, convidando à mudança de mentalidade e comportamento. “A Quaresma é um período de reflexão e renovação, um tempo de olhar para nossa vida e perceber onde podemos fazer mais pelo próximo e pelo meio ambiente. O cuidado com a criação não se restringe à natureza, mas envolve a ecologia espiritual, econômica, cultural e social. É um compromisso integral com a vida”, afirmou o arcebispo.

A professora e mestre Hélia Alice dos Santos reforçou a importância da adoção de práticas sustentáveis no cotidiano. “Desapegar daquilo que não usamos mais, destinar corretamente os resíduos e minimizar o consumo são pequenas ações que fazem grande diferença. A mudança começa nos hábitos do dia a dia”, destacou.

A Campanha da Fraternidade, criada em 1964, nasceu como uma resposta da Igreja às necessidades sociais e espirituais da época. Desde então, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove anualmente a iniciativa, sempre abordando temas relevantes para a sociedade.

Com o lema “Cuidar da Casa Comum é nossa missão”, a edição de 2025 busca promover reflexões e ações concretas sobre a interdependência entre meio ambiente, economia e justiça social. Além das reflexões quaresmais, a campanha inclui a Coleta da Solidariedade, cujo objetivo é financiar projetos sociais na Arquidiocese de Florianópolis e em todo o Brasil.

A expectativa é que a Campanha da Fraternidade 2025 inspire mudanças concretas em prol de um mundo mais equilibrado e sustentável.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PODCAST: UM NOVO CÉU E UMA NOVA TERRA