As paróquias da Arquidiocese de Florianópolis celebraram, no sábado (17/1), o terceiro ano do caminho preparatório para o centenário de sua elevação. A data remete a 17 de janeiro de 1927, quando, por meio da Bula Inter Praecipuas, foram criadas as dioceses de Lages e Joinville, marco importante na organização da Igreja em Santa Catarina.
Na Catedral Metropolitana, a missa foi presidida pelo arcebispo Dom Wilson Tadeu Jönck, que recordou o contexto histórico de 1927, período em que o estado vivia um intenso processo de desenvolvimento, também no âmbito da fé. Ao longo de quase 100 anos, Santa Catarina passou a contar com 10 dioceses e três arquidioceses, realidade que, segundo Dom Wilson, convida todo o povo de Deus a viver este tempo com espírito de gratidão.
A Diocese de Florianópolis foi criada em 19 de março de 1908, a partir do desmembramento da Diocese de Curitiba. Ao longo de 2026, a Arquidiocese promoverá diversas atividades em preparação para o centenário. A celebração solene está prevista para o dia 17 de janeiro de 2027, um domingo, com uma grande celebração arquidiocesana em ação de graças.

