No último sábado, 24, ocorreu a celebração de posse do quinto bispo eleito da Diocese de Joinville, Dom Francisco Carlos Bach. O cerimônia de posse foi conduzida pelo Arcebispo, Dom Wilson Tadeu Jönck, scj. Participaram todos os bispo do Estado, além de muitos padres, diáconos, religiosos e seminaristas. A Catedral São Francisco Xavier ficou lotada de fiéis.
Dom Francisco tomou posse após quase um ano da morte do bispo Dom Irineu Roque Scherer, em julho de 2016, quando sofreu uma parada cardíaca. Desde então, a Diocese estava sendo administrada pelo Pe. Adenir José Ronchi.
Confira a galeira de fotos da Missa de Posse
Quem é Dom Francisco
Dom Francisco nasceu em Ponta Grossa, no estado do Paraná. Em 1964 ingressou no Seminário Menor Diocesano de São José, em sua cidade natal. Cursou filosofia no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, em Curitiba, e Teologia no Studium Theologicum, também em Curitiba. Foi ordenado sacerdorte por Dom Geraldo Micheletto Pellanda em 1977 e incardinado na Diocese de Ponta Grossa. Entre os anos de 1985 e 1987 realizou seu Mestrado em Direito Canônico na Universidade de São Tomás de Aquino, em Roma. O Santo Padre, o Papa Bento XVI, o nomeou bispo no dia 27 de julho de 2005.
Dom Francisco Carlos Bach chega a Diocese de Joinville para ser o quinto bispo diocesano. Desde que foi anunciado como novo bispo de Joinville, faz questão de dizer que essa posse é de todos os diocesanos, o que mostra que a caminhada deverá ser em conjunto.
“Desde o momento em que recebi a notícia, coloquei todos os diocesanos de Joinville em minha mente, em meu coração e em minhas orações. Não quero assumir sozinho a diocese. Vamos tomar posse juntos. Aqueles que lá estarão no dia 24, na Catedral dedicada a São Francisco Xavier, representarão todos os diocesanos que assumirão comigo a missão de seguir Jesus Cristo e anunciá-lo pela vida e testemunho. Ajudem-me a ser um bispo segundo o coração de Deus, e por isso suplico: rezem por mim”, disse Dom Francisco.
Videos da transmissão da celebração do último sábado, no facebook da Diocese.
Com informações da Diocese de Joinville