Assim como os apóstolos haviam sido chamados para auxiliar a Jesus, os diáconos são designados para dar assistência aos presbíteros. Eles são muito admirados e respeitados pelos paroquianos da Arquidiocese.
Neste mês de março, seis diáconos vão comemorar 25 anos de ordenação. Entre eles está o chanceler da Arquidiocese de Florianópolis, o Diácono José Neri de Souza, 68 anos. Além do trabalho desenvolvido na Cúria Metropolitana, ele atua na Paróquia São José, no município de São José.
O chanceler nunca imaginou ser diácono, mas a atuação na comunidade foi essencial para acolher o convite. “Quando chegou perto de começar a escola diaconal, fui em algumas ordenações diaconais. Depois que comecei a formação, percebi que me enquadrava bem, porque eu já era muito atuante na Pastoral Familiar e fiquei à frente da construção da Igreja Santo Antônio, no bairro Fazenda”, analisa o diácono.
Gratidão! Com esta palavra, Dácono José Neri resume estes 25 anos de vida diaconal. “Não esperava toda essa receptividade da comunidade e das pessoas”, reconhece.
O Jubileu de Prata do Diácono José será comemorado com uma missa no dia 19 de março, às 19h30, na Igreja Santo Antônio, na Fazenda Santo Antônio, em São José.
Confira os outros diáconos que comemoram 25 anos de ordenação em 2019:
18/06: Diác. Antônio José Medeiros | Paróquia São Judas Tadeu e São João Batista, em Palhoça
10/09: Diác. Antônio Camilo dos Santos | Paróquia Santo Antônio e Santa Maria Gorett, em Florianópolis
01/10: Diác. José Manuel Vargas | Paróquia São Francisco de Assis, em São José
03/12: Diác. Vilson Manoel dos Santos | Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em São José
17/12: Diác. Guillermo Enrique Gómez Quezada | Paróquia São Vicente, em Itajaí