Em 18 meses foi concluída a construção da Igreja do Santuário de Angelina, um tempo recorde para os meados da década de 1940. Com a presença de grande público, no dia 23 de maio de 1948, aconteceu a inauguração da “esplendorosa igreja”, como a definiram os moradores da época. Duas torres de 35 metros de altura, vitrais e pinturas que realçam as linhas arquitetônicas, preenchem as paredes do templo.
O local onde está a Igreja fica em um pequeno vilarejo, povoado por descendentes alemães, entre montanhas. Antes ali havia a Capela São Carlos Borromeu, construída de barro no ano de 1863. Mas em setembro de 1946 foi desmontada para dar lugar à nova Igreja, que tem como padroeira Nossa Senhora da Imaculada Conceição e co-padroeiro São Carlos Borromeu.
Em 11 de fevereiro de 2007, houve a reinauguração do Santuário, após amplo trabalho de restauração.
Trilha ecológica
Um pórtico aberto nos fundos da Igreja leva em direção à gruta de Nossa Senhora de Lourdes. A imagem de São Francisco, patrono da ecologia, está logo nos primeiros passos, destacando a importância da criação divina.
O caminho – uma subida em zigue-zague – mostra os quadros da Via Sacra. Durante o percurso, o visitante passa por um verdadeiro Parque Ecológico com orquídeas, bromélias e árvores de diversas espécies. Os pássaros e toda a flora do local proporcionam um espetáculo à parte.
Destaque, também, para as águas cristalinas que cortam as montanhas da cidade. Do alto da colina, onde está localizada a gruta, jorra água em abundância e desce até os fundos do Santuário.
Sala das Graças
Como forma de reconhecimento por tantas graças recebidas pela intercessão de Nossa Senhora de Lourdes, os devotos construíram a “Sala das Graças”. Próxima da gruta, ela acolhe placas com menções de agradecimento vindas de fiéis de todo o Brasil, que visitam o Santuário todas as semanas.
É possível, ainda, acender velas e aproveitar o ambiente para fazer orações de súplica e louvor ao Senhor, que as recebe por intermédio da Mãe de Deus.
Sábado: 19h – Missa da comunidade;
Domingo: 08h – Missa Pro-Populo; 10h – Missa dos romeiros;
Terça: 19h – Missa de Santo Antônio com bênção e distribuição do pão;
Primeira sexta de cada mês: 09h – Missa do Apostolado da Oração.
Confissões: todos os dias da semana, em qualquer horário, na Casa Paroquial
Localização
Praça Nicolau Kretzer, 254 – Angelina (SC)
77 km de Florianópolis
Contato
(48) 3274-1185
Matéria publicada na Revista de Verão 2016 da Arquidiocese de Florianópolis, página 11.