Diante do complexo quadro gerado pela pandemia do Covid-19 (Coronavírus), as Pontifícias Obras Missionárias manifestam sua palavra de ânimo, conforto e esperança às pessoas, grupos e atividades vinculadas às Obras. Recordamos que este momento é oportuno para vivenciarmos nosso carisma próprio: a oração, o sacrifício e a solidariedade. É tempo de reafirmar que a vida é missão e não se reduz às atividades, eventos, encontros e formações em tempos específicos.
Por todo país, as 45 arquidioceses e 217 dioceses têm adotado medidas práticas para prevenir a contaminação e transmissão do Coronavírus como forma de evitar a rápida proliferação da pandemia que atinge sobretudo os mais vulneráveis. Recomendamos, portanto, atenção e consideração irrestrita aos especialistas de saúde, autoridades competentes e às orientações das dioceses.
Deste modo, as Pontifícias Obras Missionárias orientam que os grupos ligados às Obras suspendam todas as suas atividades de encontro, formação, animação e articulação até a Páscoa deste ano. Esta orientação é dirigida aos grupos de Infância e Adolescência Missionária (IAM), Juventude Missionária, Famílias Missionárias, Idosos e Enfermos Missionários e Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISE).
Todas estas orientações visam à proteção das pessoas, buscando evitar a contaminação e preservar a vida, dom e compromisso. “Senhor, faça que nós te sigamos até o fim, porque não se sentirá frustrado quem põe em ti sua confiança” (Dn 3, 40).
Em comunhão de preces!
Pe. Maurício Jardim
Diretor das POM