Entre músicas, danças, oração e a leitura das Bem-Aventuranças, na manhã do dia 03 de abril, aproximadamente 200 jovens da Forania de Tijucas participaram da “Peregrinação Jovem”, em comemoração à Festa da Divina Misericórdia.
O evento foi realizado no Santuário Nossa Senhora do Bom Socorro, em Nova Trento, e envolveu jovens das paróquias de Tijucas, Canelinha, São João Batista, Major Gercino e Nova Trento.
Os jovens perseguiram o objetivo de subir os 552 metros de altitude ao Morro da Cruz para alcançar e ser misericórdia para o irmão, em meio aos cansaços e desânimos que pudessem surgir no caminho.
A subida foi marcada por orações, música e encenações de passagens bíblicas, como os dois homens cegos que seguem a Jesus e clamam por cura da sua cegueira (Mt 9, 27-31), a conversa de Jesus com a Samaritana (Jo 4, 1-26), a mulher pega em adultério (Jo 8, 1-11), o bom Samaritano (Lc 10, 30-37) e, ao final da subida, os jovens puderam se encontrar com um personagem representando Jesus Misericordioso.
Jesus, lembra-te de mim! (Lc 23, 42). Esta foi a passagem utilizada por Fábio Schaefer, fundador e missionário da Missão Cristão Evangelizar. Dando continuidade a tudo que foi meditado e rezado durante a peregrinação, Fábio levou os jovens a refletirem sobre suas vidas e atitudes como jovens cristãos e a se questionarem sobre a posição do bom ladrão, que na Cruz, ao lado de Jesus, soube reconhecer seus erros e clamar a misericórdia de Jesus, que morria assim como ele, mas diferentemente, livre de culpa. Deus perdoa os pecados; nós precisamos nos arrepender e buscar sua misericórdia.
Deste modo, os jovens tiveram a oportunidade de buscar a reconciliação com Deus através do Sacramento da Confissão que ocorreu durante a tarde, com quatro padres da Forania atendendo.
O evento chegou ao seu ápice com a Missa, realizada no Santuário, presidida pelo párodco da Paróquia São Sebastião de Tijucas, Pe. Elizandro Scarsi. Contou com a participação do Vigário Forâneo e pároco da Pároquia Sant’Ana em Canelinha, Pe. Gercino Atílio Piazza.
Por: Carla Correia – Paróquia São Sebastião – Tijucas