No dia da celebração da Paixão e Morte de Cristo, Sexta-feira Santa, os passos de Jesus tomam forma na representação de diversas apresentações artísticas na Arquidiocese de Florianópolis. Grupos teatrais, que contam com atores voluntários e profissionais, expressam-se em uma das histórias mais impactantes da humanidade.
Na mensagem central , “Deus amou tanto a humanidade, que foi capaz de doar a própria vida para salvar a todos” (cf Jo 3, 16).
A celebração da Sexta-feira Santa deve acontecer em todas as paróquias e santuários da Arquidiocese, mas as apresentações artísticas seguirão apenas em determinadas localidades. Confira a programação e participe.
Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição
Encenação da Paixão de Cristo em Bombinhas
Pelo quinto ano consecutivo, a Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, que engloba sete comunidades bombinenses – Comunidade da Igreja Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição no bairro de Bombas, Comunidade de Nossa Senhora de Navegantes no bairro Centro, Comunidade de São Sebastião no bairro Canto Grande, Comunidade de Nossa Senhora Aparecida no bairro Morrinhos, Comunidade de São José no bairro de Zimbros, Comunidade do Divino Espírito Santo no bairro Sertãozinho e Comunidade de São João Batista no bairro José Amândio – realiza a encenação da Via Sacra e Paixão de Cristo no feriado de Sexta-feira Santa, no dia 14 de abril. Os personagens, Jesus, Maria, José, os ladrões, discípulos e demais seguidores do Mestre, carrascos e soldados, serão representados por jovens da comunidade, que realizam a procissão acompanhados por moradores e turistas a partir das 18 horas. A saída do cortejo e primeira Estação da Via Sacra, se dará na Igreja Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição, segue pela rua Flamingo até a Av. Falcão, entra na rua Colibri até a Av. Leopoldo Zarling e culmina na crucificação na Capela de Nossa Senhora da Imaculada Conceição (igrejinha do morro) localizada ao lado do Cemitério Municipal, entre as praias de Bombas e Bombinhas.
A ressurreição acontece na Missa de Páscoa no domingo, 16, às 8h, na Igreja Matriz, e na mesma celebração, será feito o Envio das Bandeiras do Divino Espírito Santo, que a partir de então seguem em visitação pelos bairros até o dia de Pentecostes, em 4 de junho.
A comunidade bombinense, através do Conselho Paroquial Pastoral – CPP, convida a todos para participar deste momento singular de fé, emoção e devoção. Em caso de chuva a encenação será realizada na Igreja Matriz.
O quê: Encenação da Paixão de Cristo
Quando: Sexta-feira Santa, 14 abril, a partir das 18h.
Saída: Igreja Matriz Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rua Flamingo, 150, Bombas.
Por Márcia Cristina Ferreira – Jornalista / Pastoral da Comunicação – Pascom
A Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Enseada de Brito, em Palhoça, promove há muitos anos o espetáculo “A Encenação da Paixão de Cristo”. Será no dia 14 de abril, às 19h30, no salão paroquial da Enseada.
Este evento já é tradição e é oferecido pela igreja juntamente com os jovens e a comunidade.
O teatro conta a história dos últimos momentos de Jesus sobre a terra. É representado por 80 atores e atrizes, todos das comunidades, dentro de um espaço transformado e montado para que o público se sinta em Jerusalém, como parte muito próxima da história.
O teatro inicia com a chegada de Jesus em Jerusalém, sendo acolhido pelo povo. Em seguida, as cenas da Santa Ceia, dos 40 dias de oração e angústia no Getsemani, que vão dando segmento ao teatro que dura aproximadamente uma hora e 40 minutos.
Cenas fortes e efeitos especiais fazem com que as pessoas vivam muito intensamente as lembranças do julgamento, flagelo e da morte de cruz de Jesus.
Este ano a única apresentação deste espetáculo será dia 14/04/2017 a partir das 19:30 horas na Praça Inacio Paulo Dalri, no salão paroquial que será transformado nos cenários onde tudo acontece.
Serviço
A Encenação da Paixão de Cristo
14 de abril19h30
Enseada de Brito – Palhoça
Facebook: Juventude Paroquial Nossa Senhora do Rosário
Movimento de Emaús
Encenação da Paixão de Cristo – 2017
O Movimento de Emaús da Arquidiocese de Florianópolis apresenta a Encenação da Paixão de Cristo 2017, no dia 14 de abril, em duas sessões no Centro Integrado de Cultura – CIC: 17h30 e 20h
Já foram promovidas 24 edições: 18 no Largo São Sebastião; duas no Colégio Catarinense (uma no ginásio e outra no auditório); duas entre o Largo São Sebastião e o Colégio Catarinense e duas no Teatro Ademir Rosa (as duas últimas em 2015 e 2016).
Antes da apresentação será mostrado um vídeo alusivo à Campanha da Fraternidade 2017 (“Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”) e ao Movimento de Emaús, com duração prevista de cerca de dez minutos.
O roteiro da Encenação apresenta de forma didática a história humana de Jesus, a partir dos quatro Evangelhos da Bíblia, com duração de aproximadamente 100 minutos.
É redigido por membros do Movimento de Emaús, sob supervisão do vigário-geral e Diretor Espiritual do Movimento, Pe. Vítor Galdino Feller.
São cerca de 120 pessoas do Movimento de Emaús que participam.
Serviço
Encenação da Paixão de Cristo – 2017 – Movimento de Emaús
Teatro Ademir Rosa (Centro Integrado de Cultura – CIC)
14 de abril
17h30 e 20h
Ingressos
Promocional até 13 de abril – R$ 15,00
Valor normal – R$ 20,00
Venda de ingressos
Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e, por intermédio do Movimento de Emaús, está prevista a inédita venda online. O gerenciamento da venda de ingressos, com o objetivo de obter a lotação máxima, ocorrerá até o momento do evento pela equipe da produção.
Facebook: Emaús Floripa
Encenação da Paixão de Cristo no Ribeirão da Ilha
Esta já é a 34º edição da Paixão de Cristo, encenação que reúne mais de 100 atores amadores, no Ribeirão da Ilha.
A apresentação é uma das mais conhecidas na região e começa às 18h30 da Sexta-feira Santa, 14, em frente à Igreja Nossa Senhora da Lapa, na Freguesia do Ribeirão.
Itajaí
VIII Teatro da Paixão de Cristo
A Paróquia São Cristóvão, no bairro Cordeiros de Itajaí, promove no dia 14 de abril (Sexta-feira Santa) a partir das 18h, a 8ª edição do teatro “A Paixão de Cristo”.
O evento acontece após a “Celebração Solene da Paixão e Morte de nosso Senhor Jesus Cristo” que acontecerá às 15h, também na Paróquia São Cristóvão.
A equipe do Núcleo Cênico João Paulo II conta com cerca de 80 pessoas entre personagens e produção. Foram dois meses de ensaio e muitos preparativos.
Após o ato da crucificação de Nosso Senhor Jesus Cristo, a comunidade é convidada a participar da tradicional procissão com o “Senhor morto” que percorrerá algumas ruas próximas à Igreja.
A apresentação será na lateral esquerda da Paróquia São Cristóvão e tem uma expectativa de público de cerca de 3.000 pessoas. Entrada gratuita e classificação livre.
O evento tem o apoio da Codetran, Polícia Militar, Secretarias de Obras e Urbanismo, Comunicação e Prefeitura Municipal de Itajaí.
Paróquia Santo Antônio
Paixão de Cristo
14 de abril – 20h30
Praça da Paz – centro de Itapema
Entrada – um quilo de alimento não perecível
Facebook: Paróquia Santo Antônio
Florianópolis
Movimento Água Viva Jovens – Base Aérea – Florianópolis
Há nove anos uma equipe de 30 a 60 jovens realiza a Encenação da Paixão do Nosso Senhor Jesus Cristo, em alguns bairros como Saco dos Limões, Costeira e Carianos.
Há três anos, estes jovens foram convidados a realizar a encenação na Catedral Metropolitana de Florianópolis, com o objetivo de evangelizar e mostrar a todos o amor de Deus através da arte.
Cerca de duas mil pessoas estiveram assistindo ao espetáculo nesses últimos três anos, emocionando-se com cada momento da Via Sacra.
Esperamos que neste ano mais duas mil pessoas possam ser evangelizadas com a Paixão de Cristo, e por isso, os trabalhos já começaram, inclusive com o apoio da Catedral Metropolitana, representada pelo Pe. David Coelho.
Quem somos nós?
O Água Viva Jovens é um movimento de jovens da Paróquia Nossa Senhora de Loreto que se situa dentro da Base Aérea de Florianópolis.Temos como lema – “Cristo, caminho, verdade e vida”. Hoje estamos com aproximadamente 40 jovens, mas de portas abertas pra quem quiser nos conhecer e caminhar junto com o movimento.
Serviço
Encenação da Paixão de Cristo
Movimento Água Viva Jovens
14 de abril
17h30
Escadaria da Catedral
Facebook: Movimento Água Viva Jovens